Consumidores pretendem comprar mais através da internet

27/04/2009

Em um primeiro momento, a crise global influenciou a intenção do brasileiro em comprar pela internet, mas parece que essa situação já está se revertendo. Isso porque a quantidade de consumidores que não pretendiam consumir pela web caiu de 15,7% no primeiro trimestre deste ano para 12,7% no segundo trimestre. Os dados fazem parte da Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra na Internet, realizada pela Provar, em parceria com a e-bit e divulgada nesta terça-feira (14). O levantamento foi feito com 500 moradores da cidade de São Paulo.

O índice dos internautas que não pretendiam realizar uma compra virtual no segundo trimestre caiu também frente ao mesmo período de 2008, quando era de 14,4%.

Intenção de compra online

Embora a quantidade de consumidores que não pretendem comprar não deva ser ignorada, o número dos internautas que vão realizar uma compra ainda é mais significativo para o setor.

Entre os líderes na intenção de compra dos consumidores virtuais, estão os CDs, DVDs, Livros e Revistas, bem como os Eletroeletrônicos e itens de Informática, conforme aponta a tabela abaixo: 

Intenção de compras pela internet

Produtos
Percentual
Brinquedos
12%
CDs, DVDs, Livros e Revistas
34,5%
Cosméticos, Perfumaria e Saúde
19,7%
Eletroeletrônicos(TV, DVD, filmadora, aparelho de som, câmera digital, gravador)
34,5%
Informática
32,4%
Linha Branca (máquina de lavar, secar, geladeira, lava-louça, micro-ondas)
16,5%
Produtos para Casa (cama, mesa e banho, móveis e decoração, produtos para jardim)
20,5%
Telefonia e Celulares
27,3%
Utilidades Domésticas de Pequeno Porte (chapinha, barbeador, secador, depilador)
10,7%
Viagens e Turismo
13,6%
Outros
9,4%

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.