China consegue acesso ao código fonte da Microsoft

05/03/2003

A Microsoft anunciou nesta sexta-feira (28/02) a assinatura do novo Programa de Segurança de Governo (GSP) com a China, que dará ao governo chinês o acesso ao código fonte do sistema operacional Windows.

O acordo foi assinado pela Microsoft e pelo Centro Chinês de Certificação de Tecnologia para Segurança. Na sexta-feira (28/02), o presidente da China, Jiang Zemin, discutiu o GSP com Bill Gates, presidente do conselho da Microsoft, que está em visita ao país.

A Microsoft anunciou o programa GSP em janeiro como uma tentativa para acalmar as preocupações com a segurança de seu software. O programa GSP dá aos governos e às organizações internacionais o acesso ao código fonte e as informações técnicas de várias versões do Windows, necessários para conduzir revisões de segurança nos produtos.

Países como Rússia e Reino Unido já assinaram o GSP, que está sendo discutido pela Microsoft com outros 30 países e territórios. Os governos que assinarem o programa poderão criar sistemas com altos níveis de segurança. Segundo a empresa, os governos não poderão, no entanto, fazer alterações no código ou compilar o código fonte nos programas Windows.

O GSP também é uma iniciativa da Microsoft na batalha contra o software livre – liderado pelo sistema operacional Linux – que está presente na administração de governos de todos os países.(segue)

IDG News Service/EUA

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.