Brasileiro usa a internet para se comunicar


06/12/2005

De acordo com o coordenador de análises do Ibope/NetRatings, Alexandre Magalhães, o brasileiro está usando cada vez mais a internet para se comunicar. “Há cinco anos acompanho o desenvolvimento da Internet residencial brasileira. Ao consolidar todos os dados, forma-se uma figura muito clara, indicando que o internauta brasileiro tem sido atraído pelos comunicadores instantâneos (MSN Messenger ou ICQ), blogs, fotologs, comunidades (Orkut, por exemplo), sites das operadoras de telefonia móvel e salas de bate-papo”, apontou.

Para Alexandre, o e-mail, entretanto, ainda não é tão utilizado no Brasil como em outros países: “Talvez por ser mais formal do que os outros tipos mencionados”, especula. Ele cita como exemplo mais forte dessa tendência o uso do Orkut.

No Brasil, em outubro de 2005, 6,2 milhões de pessoas visitaram o site, representando 52,7% do total de brasileiros que navegaram a partir de suas residências. Em segundo lugar, ficou a Itália, com 68 mil ou 0,39% do total. “Tal característica do brasileiro, que o diferencia dos outros usuários, ainda não foi totalmente explorada pelas empresas que atuam no país, que poderiam disponibilizar comunicadores instantâneos ou blogs para que seus clientes possam contatá-las de maneira mais informal, como o brasileiro parece preferir”, disse o coordenador.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.