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Assessoria de imprensa e link building: quais as diferenças e semelhanças?

Assim como em uma assessoria de imprensa, conseguir publicações externas de forma estratégica é o objetivo do link building para aumentar a relevância do site no Google.

Se há alguns anos, algumas agências de SEO utilizavam meios “obscuros” para plantar links não espontâneos, atualmente a realidade é outra: tudo se embasa na criação de uma rede editorial sólida e ética, que permita publicar artigos e releases com link para o site da empresa contratante de forma natural.

Muito mais que enviar sugestões de pauta para jornalistas, o link building foca em garantir menções valiosas para sua empresa, o que, além de ser uma estratégia de comunicação e branding, colabora para impulsionar as posições do site na busca orgânica.

Assim, o link building consiste em desenvolver um relacionamento com blogs, portais de notícias e sites de conteúdo, de modo a garantir indicações autênticas de links. É por isso que a estratégia também é definida como uma “assessoria de imprensa 4.0”, já que ela constrói uma rede de contatos com jornalistas e editores, e assume  papel fundamental no fortalecimento da comunicação e branding de uma empresa.

No fim, a lógica é simples: com um trabalho de publicações na imprensa online, é possível obter links externos confiáveis, tornando a marca mais conhecida pelo público e melhor posicionada no Google.

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A importância da assessoria de imprensa para o SEO

Quando um site é citado frequentemente por outros sites e portais de conteúdo, o Google o interpreta como uma “referência” em seu segmento. Na prática, o sistema de avaliação dos buscadores utiliza o seguinte critério: se existem muitas recomendações para uma determinada loja de sapatos, por exemplo, é sinal de que ela é confiável.  E se um site renomado fizer a indicação, provavelmente a loja é uma das melhores do mercado.

É por isso que, ao longo do trabalho de SEO, o marketing de conteúdo e o link building, que, juntos, cumprem mais amplamente ainda os objetivos de uma assessorial de imprensa, buscam construir uma rede de indicações relevantes para o site, aumentando significativamente sua autoridade nas páginas de pesquisa.

Conteúdo é rei também no link building

Criar e publicar conteúdo de qualidade é um aspecto fundamental para o marketing digital como um todo. Portanto, o primeiro passo do link building é produzir conteúdos relevantes e de cunho jornalístico, e escrever esse conteúdo requer habilidade.

Quando um texto é mal escrito, as chances dessa mensagem atingir os objetivos propostas são bem menores. Portanto, antes de publicar qualquer conteúdo certifique-se de que ele, em primeiro lugar, tenha informações relevantes para o usuário. Além disso, para proporcionar um fácil entendimento tanto pelo leitor como por possíveis formadores de opinião, o texto deve ser bem escdrito de forma estruturada, sem erros ortográficos e com uma linguagem adequada ao receptor.

Ou seja, um texto bem escrito aumenta muito a chance de que seus leitores permaneçam no site em busca de mais informações, e isso também é fundamental para o SEO. Ao proporcionar taxas de rejeição mais baixas, essa experiência positiva do usuário no sire, melhora a sua classificação nos motores de busca.

A assessoria de imprensa focada em link building

O link building visa construir parcerias verdadeiras, em vez de apenas “plantar” links externos. Para garantir publicações em sites bem-conceituados, o trabalho inclui as seguintes etapas:

1- Levantamento de sites renomados: nessa fase, é feita uma ampla pesquisa para descobrir quais sites podem ser interessantes para as publicações de sua empresa.  Por exemplo, se o seu segmento é o de calçados femininos, serão levantados blogs de moda e portais relacionados ao universo das mulheres.

2- Iniciar o relacionamento editorial: após a pesquisa de sites, é chegada a hora de propor as parcerias de publicação. Esse é o momento “decisivo” da assessoria de imprensa e link building, onde serão definidos os critérios de informação e estilo de conteúdo para conquistar um espaço editorial em cada site.

3- Apresentar conteúdos valiosos: depois de fechar as primeiras parcerias, é necessário planejar e criar artigos de alta qualidade informativa. O ideal é que os textos mesclem dados de pesquisas com tópicos práticos sobre o tema, que podem ser dicas, ideias, curiosidades ou outro conteúdo pertinente.

A aplicação de links de contexto

Para uma assessoria de imprensa “tradicional”, conseguir uma publicação em portais renomados já é suficiente. No entanto, para o SEO, é necessário garantir o link de indicação para o site do cliente, pois esse pequeno detalhe será fundamental para o posicionamento no Google.

Portanto, o grande desafio do trabalho de link building é convencer os jornalistas e editores parceiros a linkar uma determinada expressão para o site da empresa sem que isso pareça “publicidade”.  O segredo é trabalhar com links de contexto, isto é, que encaminhem o leitor para o site do cliente de forma natural, onde ele possa obter maiores informações relacionadas ao tema do artigo.

link building

Resultados da assessoria de imprensa e link building

O link building é uma ação que amplia a visibilidade da sua marca na web, muito mais do que espalhar links. Da mesma forma que uma assessoria de imprensa, notícias positivas publicadas em sites importantes são capazes de gerar visibilidade, divulgação institucional e fortalecimento da marca.

Fazer link building e assessoria de imprensa é, sem dúvidas, uma tarefa árdua. No entanto, os resultados compensam todo o esforço:  conforme indicou a pesquisa Content Trends 2017, as empresas que investem nesse trabalho de publicações obtêm um aumento de, no mínimo, 50% no tráfego do site.

Publicação de pautas com garantia de resultados é o diferencial

Portanto, escrever conteúdo de qualidade e buscar parceiros valiosos são os requisitos para que o link building atinja resultados. “Um conteúdo relevante é fundamental tanto no site que está sendo otimizado como para viabilizar publicações em outros sites”, afirma Ricardo Prates Morais, consultor da agência emarket especializada em SEO e considerada uma das melhores agências de SEO e link building do país. A ponto de, agências especializadas em SEO, ao contrário da assessoria de imprensa convencional, serem capazes de garantir publicações.

É com publicações importantes em sites como Infomoney, Exame, Paranashop, Baguete, Agência O Globo, ADVFN, Paraná Portal, Embarque na Viagem, Futebol365.pt, entre outros, que a agência emarket vem proporcionando resultados muito relevantes na busca orgânica para empresas de diferentes segmentos, tanto do Brasil como do exterior.

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