Wi-Fi pode ameaçar sucesso da 3G


10/11/2003

O mercado de Wi-Fi representa uma grande oportunidade na opinião de Martin Fransman, professor de economia e fundador-diretor do Intitute for Japanese-European Technology Studies da Universidade de Edimburgo. “Essa tecnologia, ao mesmo tempo em que complementa a oferta de serviços celulares, é uma concorrente, pois sua capacidade de prover serviços em alta velocidade e o preço reduzido irão competir com a terceira geração de telefonia celular.

De acordo com o especialista diversas previsões feitas nas últimas décadas falharam. Ele cita o exemplo da 3G. “Acreditava-se que os serviços de terceira geração se desenvolveriam rapidamente e, ao contrário, a 3G está evoluindo em um ritmo lento”, aponta Fransman, comentando que a expectativa das operadoras era de que, aproximadamente, 50% dos assinantes utilizassem a 3G em 2007, enquanto os números de mercado mostram que somente 10% dos usuários de celular utilizarão a tecnologia em 2007.

A grande expectativa em relação ao WAP foi outro ponto citado pelo professor. “As operadoras falharam na oferta de serviços, pois o mais importante é apresentar conteúdo variado, capaz de incentivar o acesso à internet pelo celular”, destaca.

Roberta Gonçalves é repórter de TelecomWeb e Telecom Negócios.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *