TeleImage e iMusica criam plataforma de distribuição de vídeo online


20/06/2003

A TeleImage e a iMusica, do ecossistema IdeiasNet, se uniram para criar um sistema inédito na América Latina de video on demand (VOD) que permitirá a usuários residenciais e corporativos receberem arquivos audiovisuais em seus computadores. Com a nova tecnologia, será possível, por exemplo, “baixar” um longa-metragem completo e reproduzi-lo com garantia de qualidade de som e imagem, e sem o risco de vírus ou arquivos corrompidos.

Pioneira no trabalho de produção, finalização e exibição de cinema digital no Brasil, tendo em seu currículo obras como “Deus É Brasileiro”, a TeleImage fornecerá toda sua expertise para a digitalização de conteúdo e captação de novos materiais. A iMusica, responsável pela implantação da primeira plataforma de Distribuição e Gerenciamento de Mídia Digital da América Latina, utilizará sua tecnologia nessa nova empreitada.

“Estamos reunindo dois pontos fortes das empresas para criar um novo serviço”, afirma Patrick Siaretta, presidente da TeleImage. Para Alexandre Agra, vice-presidente da iMusica, o tráfego atual de filmes remete à época de explosão do Napster e as trocas de canções na internet. “No mundo todo, estima-se um total de 500.000 arquivos de vídeo sendo baixados por dia, sinalizando uma crescente demanda”, diz.

As iniciativas de organizar e tornar essa troca uma prática comercial estão restritas a poucos exemplos na Europa e EUA, como MovieLink e Sight Sounds (EUA) e Fnac.com (França), que vendem filmes de grande sucesso, como “Asterix e Cleópatra” e “Harry Potter”. No Brasil, o público potencial para o serviço é representado pelos 700.000 usuários de banda larga (segundo dados do IDC – International Data Corporation), o que indica um aumento de 112% sobre o ano passado, um dos maiores índices de crescimento no mundo.

Para esses consumidores, além de títulos consagrados, a união TeleImage e iMusica trará a possibilidade de distribuir formatos ditos como alternativos. “Produtores de curtas-metragens, filmes de animação e outros conteúdos não-comerciais também terão acesso a uma nova ferramenta para divulgar e distribuir seus trabalhos”, diz Siaretta. Os interessados em licenciar seus produtos já podem entrar em contato pelo site da iMusica (www.imusica.com.br) ou no e-mail faleconoscoimusica.com.br.

Como oferta para o mercado corporativo, apresentações em audiovisual poderão ser enviadas de maneira segura para as várias filiais de uma empresa, por computador. Outro exemplo: uma agência de publicidade pode enviar ao seu cliente, em qualquer lugar do país, em questão de minutos, um comercial para aprovação. “Qualquer tipo de troca de vídeos será possível, com economia de tempo e de recursos. Teremos uma ferramenta corporativa completa e eficiente, que reduzirá prazos e custos”, afirma Agra.

Para as produtoras e distribuidoras, o sistema garantirá, como já garante ao mercado fonográfico, a preservação dos direitos autorais e pagamento de royalties e outros valores. “Atualmente a troca de vídeos pela internet, excetuando os poucos sistemas oficiais existentes, é feita de forma clandestina, sem os produtores, ou quaisquer envolvidos na criação das obras receberem um centavo. Não é nada além de mais uma forma de pirataria, que também prejudica o consumidor. Nossa ferramenta é uma alternativa viável para quem quer a conveniência de receber um serviço legal, garantido e de qualidade”, diz Agra.

O resultado da parceria TeleImage – iMusica chegará ao mercado consumidor no início de setembro para venda nos sites que compõem a Rede de Distribuição Digital iMusica.

Vanessa Nardo / Talita Martins
Digital Comunicação

Sites relacionados:
www.teleimage.com.br
www.imusica.com.br

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.