Tecnologias de internet impulsionam emergentes No ratings yet.

28/01/2008

As tecnologias com base na Internet estão servindo como catalisador para o crescimento econômico e o progresso social nas economias em desenvolvimento de todo o mundo, segundo informe divulgado pela Economist Intelligence Unit.

As tecnologias em uso reduzem os custos computacionais, melhoram a transparência governamental e tornam os países mais competitivos, além de oferecerem novas maneiras de atingir os usuários que não têm acesso aos serviços. Os países emergentes que aproveitam os benefícios dessas tecnologias ajudam suas cidades na melhoria da saúde, educação e finanças.

Essa transformação é detalhada em Path to growth: the power of technology in emerging markets (O caminho para o crescimento: o poder da tecnologia nos mercados emergentes), um documento elaborado pela consultoria de informações Economist Intelligence Unit e patrocinado pela Cisco. Segundo o relatório, as redes de conexão em banda larga ajudam a remover as barreiras nos países em desenvolvimento, colaborando desde a entrega de serviços públicos até o modo como as pequenas empresas podem conquistar novos clientes.

"As tecnologias representam uma oportunidade para ajudar o mundo emergente a mover-se na direção da Web 2.0", afirma Nigel Holloway, diretor de Pesquisas da Economist Intelligence Unit, na América do Norte. "O IP e a rede transformaram-se na pedra angular de muitas aplicações, fazendo com que a colaboração se generalize. Além disso, ele permite que muitas nações desenvolvam novos setores empresariais. Os investimentos em tecnologias baseadas no IP para Contact Centers, por exemplo, ajudaram a Romênia a desenvolver uma forte indústria de terceirização. As tecnologias podem basear-se em novas aplicações e modelos de negócios, ajudando no desenvolvimento de novos mercados emergentes".

Apenas instalar a infra-estrutura não é suficiente. Os investimentos em tecnologia podem converter-se em perda de dinheiro, se essas nações não tiverem a capacidade para utilizá-la de maneira eficaz. O crucial é a maneira como as tecnologias com base na Internet são aplicadas e uma chave para o sucesso é a adoção de um ponto de vista de longo prazo.

A municipalidade de Ekurhuleni (na África do Sul), por exemplo, planeja usar a Copa do Mundo de Futebol da FIFA, em 2010, como evento catalisador do desenvolvimento tecnológico. No longo prazo, a municipalidade vai se concentrar na herança que irá receber depois da Copa, como conectividade de banda larga para instalações e departamentos remotos: centros médicos, escolas, corpo de bombeiros, bibliotecas e escritórios. A meta é aumentar a produtividade dos funcionários municipais e melhorar a qualidade dos serviços para os cidadãos.

O informe Path to growth contém estudos de casos de diversas tecnologias e locais. A versão completa está disponível aqui.

 

 

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *