Programa em Linux vai converter texto em voz


04/08/2004

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) atualmente se dedica à criação de um programa leitor de telas baseado em Linux para deficientes visuais, o Tela Aberta, que vai converter o texto de sites da web em voz.

Na equipe de desenvolvimento do projeto estão 15 deficientes visuais, entre cegos e pessoas com baixa visão, que têm como missão criar um programa que permita o acesso de outras pessoas em igual situação à internet, caixas eletrônicos de bancos e outras plataformas tecnológicas.

O Tela Aberta foi demonstrado na 3ª Mostra de Soluções em Tecnologia da Informação e Comunicações Aplicadas ao Setor Público, que aconteceu entre os dias 30 de março e 1º de abril em Brasília, pelo analista Marcos Kinsky, coordenador do projeto.

Kinsky, que é cego, disse que o governo federal está organizando uma política federal para eliminar as barreiras tecnológicas para deficientes visuais e que a ABNT está editando normas que deverão ser adotadas por todas as páginas web públicas do país. E, para o canal de tevê a cabo da Radiobrás, o analista informou que o software estará pronto e disponível para o público até o final de 2005.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.