Padronização da Publicidade Online favorece bomm, diz pesquisa


21/05/2003

Descrição Primeiros resultados de uma pesquisa feita pela Unicast mostram uma disposição crescente do mercado publicitário pela propaganda on-line e que essa mídia tem tudo para viver um verdadeiro boom, se o processo crescente de padronização for mantido.O estudo da Unicast, empresa que oferece soluções de propaganda on-line, ouviu, nos últimos meses, 140 profissionais de publicidade dos Estados Unidos, representando 106 companhias norte-americanas.A disposição de se ampliar as verbas destinadas à mídia on-line foi unânime. Os entrevistados se disseram totalmente conscientes do forte potencial da Internet no mix geral de comunicação e que vêm trabalhando no convencimento de anunciantes ainda reticentes sobre as potencialidades dessa mídia. Alguns anunciantes, porém, já saíram na frente, como o McDonald’s, que informou em março que, a partir de agora, vai “investir menos em comerciais para TV e mais em marketing digital”. Algumas campanhas do McDonald´s já chegam a ter 13% do budget direcionado para o marketing digital.Ações para a criação de parâmetros unificados de formatos, entre eles a tecnologia Superstitial, de custos e de níveis comparativos de eficiência foram consideradas positivas, favorecendo o crescimento da publicidade na Internet. Mas 70% dos entrevistados disseram aguardar avanços ainda maiores em termos de padronização, para que o previsto boom se concretize logo.Para 22% dos publicitários e agências ouvidos pela Unicast, por exemplo, a melhoria das possibilidades de comparação entre os meios on-line e off-line seria um grande fator para elevar as verbas para a propaganda na Internet.RepercussãoMarcelo Sant´Iago, presidente da AMI (Associação de Marketing Interativo), entidade criada em 1998 a fim de definir normas para a veiculação publicitária na Internet brasileira, anunciou, ao comentar a pesquisa da Unicast, que “o primeiro documento com recomendações de padronização de formatos deve estar pronto em breve”. Segundo ele, “a criação de padrões é fundamental para o sucesso de nossa indústria”.Elisa Calvo, diretora de Negócios On-line da Age, afirmou que “o Superstitial é um formato de grande impacto e interatividade com a marca e que, a cada dia, vem mostrando seu potencial de integração com outras mídias, TV, revistas e jornal”. Para ela, “a padronização dos formatos de publicidade on-line vem facilitar, tanto para agências quanto para anunciantes, todo o processo de aprovação e avaliação dos resultados da campanha, otimizando a compra de mídia e economizando tempo e custos na produção das campanhas on-line”.O anúncio dos resultados completos do estudo realizado pela Unicast, bem como de novas soluções e produtos on-line desenvolvidos a partir da pesquisa, será feito em algumas semanas. A partir daí, a empresa iniciará um road show mundial, incluindo o Brasil, para a apresentação das novas soluções e produtos.

Arlette Azevedo

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