Métricas para a internet. Custo ou Investimento? No ratings yet.

17/06/2007

A preocupação com a mensuração de ações online e conseqüentes resultados na internet já é uma realidade em grande parte das empresas, agências de publicidade, anunciantes diretos e indiretos. Aqueles que ainda não se atentaram a isso, o fazem por total desconhecimento das atuais ferramentas existentes no mercado ou por gostarem de investir dinheiro sem saber o seu resultado.

A utilização de ferramentas de mensuração pode, em um grande número de empresas, ser vista ainda como um custo a mais, um “desvio” da verba publicitária para algo sem grande valor a curto, médio ou até mesmo a longo prazo. Tais empresas podem estar sendo mal orientadas e com isso deixando de ECONOMIZAR, e muito, em suas ações online, pois além de uma otimização realtime de formatos, canais e impressões entregues (para o caso de publicidade online) tais ferramentas podem determinar em detalhes o quanto em R$ todas as ações online estão trazendo e podem inclusive fazer todos os tipos de cruzamentos entre ações e determinar exatamente aquela que mais lhe traz conversões.

Mas para que tudo isso ocorra, precisamos definir antes de qualquer coisa “o que” e “como” se mensurar dentro da internet.

Uma métrica é a medição de um atributo de uma determinada entidade (produto, serviço, processo). Alguns exemplos: Custos por click, custos por visita, taxas e interatividade, taxas de conversão, custos de uma campanha publicitária online, alcance e freqüência de peças interativas e retorno sobre o investimento… tudo isso pode e deve ser mensurado.

E quais os benefícios de se mensurar dados? Ter uma exata estimativa de custo, oferecer dados com qualidade, passíveis de estudos de resultados, melhoria na estratégia de marketing da ação online e quantidade ao gerenciamento no desenvolvimento de soluções online, campanhas. Hoje em dia, praticamente tudo pode e deve ser mensurado dentro da internet.

Não existem métricas ideais para todos os tipos de negócios. As métricas perfeitas para seu negócio são aquelas que respondem as perguntas de seus investidores, aumentam o retorno de suas campanhas e retenham seus clientes mais tempo em seu site. Mais importante que isso: não existe métrica sem TESTES, sem EXPERIMENTAÇÃO…descobriu algo interessante, teste em seu site por um período e mensure os resultados. Separe um pequeno pedaço de sua verba de marketing para experimentações e otimizações de campanha. Só assim que se transforma o aprendizado em prática e, conseqüentemente, se transforma um custo em INVESTIMENTO.


Carlos Medina é diretor de operações da Unica Interactive Marketing Solutions.
E-mail:
carlosaunica.com

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