Loja virtual cresce com marketing em sites de busca e redes sociais

19/05/2009

Presente há um ano e meio no mercado, a PortCasa, loja virtual que vem ganhando liderança em cama mesa e banho, comemora seus resultados. Somente no primeiro trimestre de 2009, a varejista online cresceu 900%, em relação ao mesmo período do ano anterior e já alcançou um faturamento de R$ 2 milhões no fechamento de 2008. Para 2009, as expectativas são otimistas. A empresa pretende chegar à casa dos R$ 5 milhões.

O resultado provém da visão de Natan Sztamfater, Diretor do Portal, formado em marketing pela ESPM e com cursos de especialização em mídias digitais pela FGV. O profissional, responsável por todas as ações de marketing digital e investimento em redes sociais com a contratação de empresas especializadas, percebeu que estar presente com uma empresa no e-commerce, sem o forte empenho nesses meios, retardaria a rápida posição de liderança que vem ganhando no mercado.

Para isso, ao lançar a loja no universo digital, além de se aliar a marcas de peso em sua área de atuação, a PortCasa conta com constantes divulgações de sua marca por meio dos canais online. A loja virtual conta com propagação de sua marca nas principais ferramentas de busca como Google e Yahoo e comparadores de preços como o portal Buscapé.

A rápida ascensão também se deve ao investimento em links patrocinados e SEO – Search Engine Optimization. “Conseguimos relevância nas páginas e um acesso que não esperávamos, em apenas um ano e meio de mercado”, avalia Natan.

O Business Plan da empresa já contemplava o investimento em marketing digital, mas a loja online não previa o aumento do mesmo mês a mês. Atualmente, a PortCasa dedica, mensalmente, 10% de sua receita para as ações virtuais.

Entre as outras ferramentas utilizadas estão os envios periódicos de campanhas de email marketing pela plataforma Virtual Target, responsável pela automatização das ações com funcionalidades que permitem um trabalho de relacionamento com a base de dados da empresa. No último mês de abril, a loja totalizou o envio de 350 mil emails com promoções para atrair os e-consumidores. O banco de dados é formado pelos próprios clientes que compram na loja, virtual e física, e por bases de emails opt-in.

A PortCasa também faz anúncios em sites relacionados ao seu público, 90% formado pelo universo feminino, e turbinou o portal com uma robusta plataforma de e-commerce oferecida pela Vertis, empresa desenvolvedora de sistemas para e-commerce. “O aumento contínuo do número de pedidos exigiu uma solução de gerenciamento que suprisse essa demanda. Buscamos uma empresa que presta serviços para grandes portais”, explica o Diretor.

A entrada em redes sociais também faz parte das estratégias da empresa. A loja virtual já anuncia em portais como Facebook e divulga sua marca no Orkut. “Esses canais nos permitem falar de forma altamente segmentada. Aparecemos para quem busca produtos relacionados ao que oferecemos”, completa Natan.

 
Site relacionado: www.portcasa.com.br

 

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