Google, Lycos e as listas dos termos mais procurados em 2002


17/12/2002

O que MP3, Homem Aranha, Eminem e Jennifer Lopez têm em comum? A resposta é o buscador Google, que colocou em seu site seu balanço anual, chamado Google Zeitgeist (ou “o espírito do tempo”): em 2002, foram mais de 55 bilhões de buscas feitas pelo popular serviço em todo o mundo.

Os dez termos mais procurados foram, respectivamente: Spiderman, Shakira, Winter Olympics, World Cup, Avril Lavigne, Star Wars, Eminem, American idol, Morrowind e Warcraft 3. A cantora Jennifer Lopez foi a mulher mais “buscada” da Web, assim como Eminem foi o homem (e o músico) mais “procurado”. A Ferrari lidera o ranking de marcas, e David Beckham, o de atletas.

No mundo da tecnologia, o MP3 reinou sobre as buscas. Foi seguido pelos termos SMS, Winzip, Linux, FTP, Dell, Xbox, Realplayer, Microsoft e Java. O Napster aparece em segundo lugar na lista dos termos que decaíram em relação ao ano anterior – só perde para Nostradamus.

O Google Zeitgeist retrata também como determinados fenômenos se espalham pelo mundo, como a banda Las Ketchup (que têm uma versão brasileira, a Rouge, que canta o hit “Ragatanga”): entre abril e maio, eram um estouro de buscas na Espanha, seguiram em crescimento na Itália durante junho e julho e entre setembro e novembro, aumentam as buscsas feitas na Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido.

O mesmo fato ocorre com buscas sobre a situação (de guerra iminente) no Iraque, com o número de buscas crescendo a partir de agosto em todo o mundo.

Já o buscador Lycos teve como líder em 2002 o desenho japonês Dragonball. A lista segue com KaZaA, Tattoos, Britney Spears, Morpheus, NFL, IRS, Halloween, Christmas e Pamela Anderson.

No Lycos, o Linkin Park foi o grupo musical mais procurado, e, como no Google, Eminem foi o homem no topo da lista. A mulher mais desejada foi Britney Spears, e o filme com mais buscas foi “Harry Potter”.

Henrique Martin

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.