Consumidores e empresas utilizam cada vez mais as redes sociais

04/10/2010

O Brasil é o 5o país com o maior número de conexões à Internet. O líder é a China com 298 milhões e em segundo os EUA com 190 milhões. Já em 2009, o país havia alcançado o número de 68 milhões de internautas, segundo o Ibope/Nielsen. Considerando um aumento de pelo menos 20% (visto que a utilização da internet cresceu muito este ano), esse número deverá pular para 80 milhões de internautas ao final de 2010.
 
Ainda segundo o Ibope, o Brasil continua sendo o líder mundial em tempo médio de acesso à rede com mais de 42 horas por mês, na frente, inclusive, dos Estados Unidos.
 
Outras pesquisas apontam que 79% dos internautas utilizam as redes sociais. Desses, 52% já interagiram com marcas no ambiente digital e 80% confiam em recomendações de compras feitas por amigos. Sobre a maneira como as pessoas usam as mídias sociais, a pesquisa do Ibope revelou que a troca de mensagens entre amigos é a principal utilização (47%), seguida de informação (16%), e entretenimento (15%).
 
A internet se tornou hoje o 2o maior veículo de comunicação, perdendo apenas para a TV. No Brasil, as lojas virtuais chegaram a faturar cerca de R$ 10,6 bilhões em 2009. A previsão para 2010 é de R$ 13,6 bilhões.
 
Atentas a esses números todos, 90% das empresas brasileiras usam redes sociais
As redes sociais estão em alta nas empresas brasileiras de acordo com um estudo realizado em 17 países pela fabricante de softwares McAfee. Junto com Espanha e Índia, o Brasil está entre os países que mais fazem uso de aplicativos contidos em sites como Facebook e Twitter. Os dados da pesquisa mostraram que mais de 75% das empresas utilizam ferramentas da chamada web 2.0 para os negócios. No caso de Brasil, Espanha e Índia, esse índice passou dos 90%, informa a BBC Brasil.
 
No geral, três entre quatro empresas disseram que o uso das redes sociais ajuda a ganhar dinheiro. Já no Brasil, nove a cada dez lucram com esses sites – o mesmo patamar alcançado nos Emirados Árabes Unidos, na Índia e no México.
 
Antes de iniciar um planejamento digital, no entanto, é fundamental saber onde o usuário está, como se comunica e o que ele está buscando. O segredo para as empresas é estarem nos mesmos ambientes, sejam nas redes sociais, portais e principalmente, nos sites de busca, que continuam liderando como principal fonte que os internautas usam para buscarem informações, mas sem esquecer de manter e fortalecer uma imagem. Para isso é que é necessário o planejamento. Do contrário, todo esse esforço pode ser em vão ou pode ainda trazer prejuízos institucionais para as companhias.

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