BB cria ferramenta on-line para MPEs participarem de licitações

29/09/2008

O Banco do Brasil lançou a nesta quinta-feira, 25, uma ferramenta virtual com o propósito de facilitar o acesso ao crédito para micro e pequenas empresas durante as licitações. Agora, o empresário consulta e contrata o crédito a partir de um menu nos portais de comércio eletrônico do governo Licitações-e e Comprasnet.

Ao entrar na página de acesso identificado do portal, o empresário encontra um menu com opções de consulta da margem disponível e de liberação do crédito pelo auto-atendimento (gerenciador financeiro). O serviço está disponível para as principais linhas de crédito para capital de giro do banco: o BB Giro Rápido e o BB Giro Empresa Flex.

Para a empresa que ainda não é correntista do BB, há a possibilidade de envio de proposta de empréstimo por formulário eletrônico a partir do mesmo menu. Em seguida, uma agência do BB entra em contato, para abertura de conta e avaliação do pedido.

A iniciativa visa a adequação do banco a Lei Geral das MPEs (Lei Complementar nº 123, de 14/12/2006), principalmente no que diz respeito às condições diferenciadas de participação e tratamento dessas empresas nas licitações governamentais.

As micro e pequenas empresas já participavam do mercado de licitações mesmo antes da promulgação da nova lei. Com ela, o segmento ficou mais competitivo, já que passou a contar com condições especiais para participar de disputas. "Agora, o Banco do Brasil oferece, de forma prática e ágil, diretamente no portal onde ocorre o processo de licitação, a segurança que precisa para não deixar de cumprir seus contratos", informa José Carlos Soares, diretor de micro e pequenas empresas do Banco do Brasil.

Segundo Soares, a estratégia do BB com a nova ferramenta é intensificar os negócios com as micro e pequenas empresas em nível nacional. No primeiro semestre, o saldo das operações com esse mercado atingiu R$ 29,2 bilhões, incremento de 36,7% na comparação com o mesmo período de 2007.

No portal Licitações-e, o Banco do Brasil tem 96 mil empresas habilitadas a participar dos pregões, sendo que 95% são pequenas empresas e 53 mil clientes do BB. Já no Comprasnet, das 122 mil empresas cadastradas, 63 mil são clientes do banco.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.