A vanguarda começa na propaganda

03/09/2006

A propaganda assumiu o papel de principal descobridora de novos movimentos culturais e tendências de comportamento e, mesmo, de formadora de novas tendências e movimentos. Isso porque as principais agências e marcas do mundo se tornaram conscientes da importância de se estar antenado em tempo real, diuturnamente, com o que vai nas mentes e nos corações das mais diversas gerações dos mais diversos povos do planeta. A essa disciplina de se observar atentamente para onde caminha a humanidade deu-se o nome de Consumer Insights, algo como intuições, revelações sobre o consumidor.

Nesses dias acelerados, em que a comunicação tornou-se digital e o consumidor é a própria mídia, assumindo o seu papel de difusor, o Consumer Insights passou a ser um fator determinante no sucesso de campanhas de propaganda on-line e off-line em todo o mundo.

As tendências ocorrem na velocidade da Internet e ao som de iPods e não podem mais ser ignoradas por nenhuma marca que queira se estabelecer ou mercado que se queira conquistar. E essas tendências, igualmente, não podem ser analisadas só de uma perspectiva regional ou só de uma perspectiva global, mas consideradas como resultado da integração desses dois pontos de vista.

A comunicação pertinente e eficaz de grandes marcas deve ser feita hoje a partir de informações colhidas por uma rede de informantes, de verdadeiros caçadores de tendências e de novidades, nos principais centros de cultura e consumo do mundo. O objetivo é criar um verdadeiro banco de dados do futuro que já projeta sua sombra sobre presente. Esses profissionais vão reunir informações aprofundadas sobre comportamento, cultura, intervenções urbanas, entre outras, para que uma marca possa evoluir e ser também promotora de novos comportamentos e debates.

O papel de uma agência hoje é levar a propaganda para o cotidiano e o cotidiano para a propaganda. Entender e não apenas monitorar os hábitos do consumidor é a base do sucesso das melhores ações que têm sido desenvolvidas.
E à propaganda hoje cabe também um papel quem sabe maior, fundamental, de responsabilidade social: o de compromisso com uma “viralização” do bem, da dignidade, da solidariedade em escala também mundial. Com as novas tecnologias digitais, as campanhas de marketing viral podem alcançar hoje todo o planeta, incentivando a criação de um mundo melhor, de um mundo solidariamente globalizado.

Grandes marcas comprometidas com um mundo melhor são aquelas que vão ganhar os corações de todos. O público de todo o mundo me parece ávido por campanhas e debates que mobilizem questões ecológicas, de consumo consciente, de preservação de todos os seres, principalmente o ser humano, e de muitas outras questões e debates de que ainda nem desconfiamos. Mas que poderemos descobrir.

O Consumer Insights é uma nova e poderosa ferramenta de entendimento do mundo.


Roberto Guarnieri é presidente e diretor de criação da agência interativa A1.Brasil

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