Uso de certificado SSL é fundamental para aumentar as vendas online

Adotar medidas de segurança, como a instalação do certificado SSL na loja virtual, são ações importantes para aumentar as vendas online. Saiba mais sobre o assunto.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o eCommerce brasileiro cresceu impressionantes 12% em 2017, com tíquete médio de R$ 294 no período. Para 2018, a previsão de aumento do setor é de 15%.

Além de ações de marketing digital para e-commerce como uma consultoria de SEO ou campanhas de links patrocinados para divulgar os produtos e atrair clientes potenciais, o sucesso das lojas virtuais não é sorte nem acaso para aquelas que adotam medidas que melhoram a experiência do cliente e, consequentemente, aumentam as vendas. Algumas das boas práticas adotadas são o uso de imagens agradáveis mas que não pesam muito na hora de carregar, design responsivo e um código limpo, que preza pelo carregamento rápido da página.

Entretanto, há outro fator, um pouco mais sutil, que é determinante para aumentar as vendas da sua loja virtual: a segurança. Ela pode ser o divisor de águas entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.

Por que a segurança é importante para aumentar as vendas online?

À medida que o comércio eletrônico se populariza, uma consequência indesejável se revela cada vez mais frequente: os golpes. De acordo com estatísticas do Serasa Experian, há 15 tentativas de golpes virtuais por segundo em todo o Brasil.

Seu e-commerce deve estar atento a isto. Afinal, lojas virtuais lidam com dados restritos, como números de cartão de crédito, telefones e endereços. Estas são informações muito sensíveis, e, consequentemente, interessantes para golpistas e criminosos virtuais.

Apesar de a resistência dos consumidores brasileiros perante o e-commerce já não ser tão forte, eles ainda precisam se sentir seguros para fechar uma compra: quando o cliente não sente segurança no ambiente da loja, ele não se sente à vontade para fornecer seus dados bancários. Com isso, as conversões diminuem, o abandono de carrinho aumenta e os lucros do seu comércio caem.

Por que o certificado SSL é importante?

A sigla inglesa SSL significa Security Socket Layer. Usado em todo o mundo, este certificado é um dos principais indicadores de que uma página da internet é realmente segura.

Sua função é criptografar todas as informações inseridas no site. Elas são codificadas apenas quando são transmitidas com sucesso a outros servidores. Deste modo, caso elas sejam interceptadas por terceiros, não terão nenhum uso: eles estarão escritos de uma maneira impossível de compreender, o que impede o seu uso com fins maliciosos.

A maioria dos consumidores não sabe o que é nem o que ele funciona. Ainda assim, eles sabem que a página é segura quando usa o certificado SSL que alguns sites exibem na forma de um cadeado junto com a palavra “seguro” na barra de endereço. A simples sensação de segurança proporcionada faz com que boa parte dos clientes perca o medo de informar seus dados financeiros e fechar uma compra.

Como instalar o certificado SSL na loja virtual?

Normalmente, o certificado SSL é instalado em um site mediante requisição do proprietário ao provedor de hospedagem. Com isso, ele conquista o cadeado que sinaliza que a navegação, ali, é segura.

Agora, caso você encarregue a criação da sua loja virtual a uma agência especializada, não terá que se preocupar com isso: estas empresas instalam o certificado SSL em todas as páginas por padrão. É mais um motivo para sempre deixar o trabalho nas mãos de especialistas.

O que acontece se a loja virtual operar sem o certificado SSL?

Não há nada que te obrigue a instalar o certificado SSL em seu comércio eletrônico. Entretanto, você deve saber que a opção de operar sem esta camada de proteção é extremamente arriscada.

Isto porque é impossível que um e-commerce não transmita os dados recolhidos de um ponto a outro: se você abrir mão do certificado, o fluxo de informações vai acontecer sem proteção alguma. Consequentemente, se elas forem interceptadas por terceiros, não há nada que impeça o seu uso com fins maliciosos.

Isto deixa seus clientes expostos a diversos tipos de crimes virtuais. Caso algum deles sofra uma fraude, você pode ser responsabilizado judicialmente pela falta de proteção na transmissão dos dados.

Além disso, o consumidor nota a falta do selo de navegação segura. Deste modo, você corre o risco de perder vendas e de ter uma alta taxa de abandono de carrinho à toa.

Há outros certificados importantes para o e-commerce além do SSL?

Apesar de o SSL ser importante, este não é a única opção de certificado de segurança disponível para lojas virtuais. Há outros igualmente interessantes.

No Brasil, o Site Blindado também é muito usado por estas páginas. Este serviço consiste em uma monitoração constante da navegação, buscando identificar e sanar pontos vulneráveis o mais rápido possível.

Outra opção interessante é submeter o e-commerce à auditoria do Procon de seu estado. O órgão, especializado em defesa do consumidor, também concede selos de navegação segura para lojas virtuais, o que reforça a confiança do cliente em seu negócio e, consequentemente, faz as vendas crescerem.

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