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Vender no Instagram: aplicativo social móvel é um dos mais poderosos para divulgar marcas e produtos

Conectando bilhões de pessoas em todo o mundo, a Internet é um pilar central da sociedade da informação moderna. Neste cenário, as mídias sociais ocupam o topo da liderança em número de usuários – as plataformas não são mais usadas apenas para bate-papo e postagem de fotos – perfis para vender no Instagram, por exemplo, tornaram-se os espaços virtuais mais influentes e importantes do momento, vistos como melhor alternativa para promover negócios, alcançar novos clientes e envolver o público.

Em dados concretos, segundo o site de pesquisa Statista (abril de 2022), são cinco bilhões de usuários de Internet em todo o mundo atualmente, o que representa 63% da população global. Destes, 4,65 bilhões são usuários de redes sociais, sendo que 1,28 bilhão estão no Instagram. Então, faz todo o sentido que as empresas apostem em vendas no Instagram.

Por que vender no Instagram pode alavancar os negócios?

Quando o Instagram foi lançado, o perfil pessoal e empresarial tinha um único formato – apenas uma biografia básica e o feed do Instagram. Em 2016, o Instagram lançou perfis comerciais e, desde então, a plataforma introduziu uma nova forma de marketing social. Nasceram os botões de contato, as compras no Instagram ganharam destaque, a plataforma apresentou suas próprias análises. E agora todo mundo, de corporações a startups e influenciadores, tem um perfil comercial para vender no Instagram.

As possibilidades de autoexpressão online e a exibição por meio de fotos e vídeos curtos – “reels” – são características atraentes do meio visual e que se prestam a inúmeros endossos de produtos e serviços. Esses tipos de ação se encaixam extremamente bem às marcas, e-commerces e negócios de modo geral.

Portanto, o poder de marketing do Instagram é louvável, pois as empresas podem alcançar um grande número de pessoas em segundos após uma publicação, fazendo com que seus produtos ou serviços cheguem ao público-alvo. Ou seja, as técnicas de vendes no Instagram podem atingir um número máximo de consumidores em potencial, em comparação com o marketing de mídia impressa ou televisiva, por exemplo.

Como deve ser o perfil comercial de uma empresa para vendas no Instagram?

O perfil comercial do Instagram geralmente é o primeiro ponto de contato que um cliente terá com uma marca, por isso é importante causar uma ótima impressão e atrair consumidores. Ao criar uma história e estética de marca consistentes, as empresas estarão a poucos passos de vender no Instagram, pois poderão transformar novos clientes em seguidores dedicados, o que significa que eles se tornarão fãs da marca.

A foto do perfil comercial do Instagram deve conter a marca (como um logotipo) que facilite a identificação de um produto ou serviço. Além disso, deve incluir uma biografia bem elaborada, com uma descrição clara do negócio e que demonstre ao público exatamente o que a empresa tem a oferecer.

No caso de uma loja online, a biografia do Instagram também deve conter o link para o site ou e-commerce. Este é um ótimo lugar para direcionar o tráfego de postagens e concretizar vendas no Instagram através delas. Depois de configurar um perfil comercial no Instagram, a plataforma disponibiliza uma variedade de opções de segmentação – basta escolher as que melhor se encaixem às necessidades da empresa.

Benefícios de vender no Instagram para as empresas

As redes sociais representam um verdadeiro impulsionador de negócios, e é exatamente por isso que a maioria das empresas usa plataformas como o Instagram para abordar novos grupos de público e aumentar gradualmente o número de clientes. Os benefícios básicos de usar o Instagram são óbvios – aumentar a conscientização e gerar novos leads. No entanto, a rede vai além dessas vantagens e podem proporcionar às empresas muitos outros privilégios, como os seguintes:

– Descobrir o que os consumidores buscam

Os usuários do Instagram publicam toneladas de conteúdo que podem ajudar as empresas a entender suas preferências e descobrir do que eles realmente gostam, através do seu estilo de vida, localização, valores, crenças pessoais e muito mais. Este recurso ajuda a criar um perfil preciso de um consumidor típico, e obviamente, a aumentar as vendas no Instagram.

– Apresentar produtos e serviços

Como rede de compartilhamento de imagens e vídeos, o Instagram é perfeito para empresas que desejam apresentar seus produtos ou serviços aos consumidores. Comprovadamente, 60% dos usuários da plataforma descobrem novos produtos no Instagram. De acordo com uma Pesquisa sobre o Instagram no Brasil, publicada pela Opinion Box, em fevereiro de 2022, 86% dos entrevistados seguem empresas e 59% já compraram produtos ou serviços que descobriram na plataforma.

– Construir relacionamentos com clientes

Os consumidores modernos gostam de ser “mimados” e exigem muita atenção de marcas e empresas. Para deixá-los satisfeitos, as empresas precisam se engajar na comunicação online postando conteúdo de qualidade, fazendo perguntas, respondendo perguntas e comentários e reconhecendo os esforços do seu público no Instagram. Tal prática não é apenas uma questão de boas maneiras – ajuda a construir relacionamentos de longo prazo com fãs e gradualmente transforma-os em seguidores leais e até defensores da marca.

– Direcionar tráfego ao site da empresa

O Instagram é, principalmente, uma ferramenta de comunicação, enquanto a grande maioria dos negócios reais são feitos no Website. No entanto, a plataforma deve ser usada como meio de promoção e para transformar seguidores em visitantes do site. Basta adicionar um link para a seção BIO na conta comercial da marca. Este é o único link que o Instagram permite postar, o que significa que deve ser usado de forma inteligente para levar os usuários mais curiosos diretamente ao site oficial da empresa.

– Alcançar novos públicos

Uma marca provavelmente tem um grupo estável de fãs que consomem conteúdo do Instagram e curtem, compartilham e comentam as postagens. Mas há muitos usuários que podem ser abordados via Instagram pelas empresas, para expandir a base de fãs da marca. Aproveitar as hashtags nas postagens, por exemplo, é uma forma de atingir o público certo, descobrir novos clientes e atraí-los através da plataforma.

– Lançar campanhas publicitárias

Os anúncios no Instagram também podem desempenhar um grande papel em termos de reconhecimento da marca, por isso, ocasionalmente, as campanhas publicitárias são lançadas para aumentar a visibilidade e conquistar novos públicos. O Instagram permite segmentar três tipos de público por meio de sua plataforma de publicidade nativa: públicos-alvo principais; públicos personalizados; e públicos semelhantes.

– Promover embaixadores da marca

Estudos mostram que quase 90% das pessoas confiam em avaliações online escritas por outros consumidores, tanto quanto confiam em recomendações de contatos pessoais. À medida que as empresas constroem relacionamentos mais fortes com os fãs, podem esperar que alguns deles se tornem os maiores defensores da marca e elogiem seus produtos. Clientes satisfeitos podem se tornar embaixadores e falar em nome de uma marca, até tanto ou melhor que os representantes profissionais.

– O Instagram é definitivamente um impulsionador de vendas

O Instagram pode ser um verdadeiro impulsionador de vendas. A rede faz quase tudo – aumenta o reconhecimento da marca, gera leads, cria a fidelidade do cliente e, por fim, impulsiona as conversões e as vendas no Instagram. Para as empresas, estes são muitos benefícios em uma simples plataforma de mídia social.

Como gerenciar melhor as vendas no Instagram

Na hora de investir nas vendas no Instagram é necessário levar diversos fatores em consideração

– Postar quando o público-alvo estiver mais ativo

Para encontrar o melhor horário para postar no Instagram e obter o máximo de engajamento de uma marca, é preciso descobrir quais são os melhores horários personalizados com base no público exclusivo, ou seja, quando a maioria dos seguidores estive online. Desde 2018, a plataforma atualiza continuamente seu algoritmo para torná-lo mais cronológico e garantir que as postagens vistas sejam oportunas.

– Usar os anúncios para alcançar o público-alvo e vender no Instagram

Com mudanças contínuas no algoritmo do Instagram e maior concorrência na plataforma é importante usar o que funciona – isso significa que os anúncios do Instagram são essenciais para a estratégia de marketing das empresas. A maneira mais fácil de veicular anúncios é promovendo postagens compartilhadas no Instagram. Basta selecioná-las para impulsionar e clicar no botão “promover”.

– Impulsionar as vendas no Instagram por meio de anúncios nos Stories

Há alguns anos, o Instagram lançou publicidade nos Stories, oferecendo às marcas mais uma oportunidade paga de alcançar mais pessoas. Esses anúncios aparecem entre os Stories das contas dos seguidores e podem causar um grande impacto no público em potencial.

– Oferecer promoções exclusivas ajuda nas vendas no Instagram

Os compradores adoram uma promoção – e o Instagram é o lugar perfeito para oferecer códigos de descontos e ofertas, além de lançamento de produtos e sorteios. Através de uma promoção exclusiva é possível, por exemplo, criar um teaser em outras redes sociais para direcionar tráfego para um perfil comercial do Instagram.

– Estabelecer parcerias com influenciadores do Instagram

Os influenciadores do Instagram continuam sendo populares, uma vez que colaborações e patrocínios quase substituíram os anúncios digitais e são uma grande parte das estratégias de marketing de mídia social. Hoje em dia, a confiança dos consumidores nas recomendações pessoais praticamente está acima dos anúncios das marcas.

– Usar hashtags certas para alcançar novos públicos

Hashtags podem ser ótimas para apresentar uma marca para milhões de pessoas. No entanto, é importante que as postagens se concentrem em algumas hashtags com alto tráfego – um truque simples para encontrar ótimas hashtags é ver quais estão sendo usadas por influenciadores do mesmo nicho.

– Concentrar-se no conteúdo da legenda

Mesmo postando uma imagem atraente de um produto, uma legenda fraca pode quebrar uma postagem. Então essa é uma área que precisa de mais atenção. A ideia é relacionar o conteúdo ao público, incentivando as pessoas a interagir com uma marca visitando o site da empresa, assistindo a um vídeo ou usando instruções divertidas e exclusivas.

À medida que o Instagram continua crescendo e evoluindo como plataforma de marketing, é mais importante do que nunca que as empresas criem estratégias eficazes de vendas no Instagram. E isso significa ter uma compreensão completa do cenário de marketing do Instagram e insights mensuráveis sobre o que funciona e o que não funciona. Afinal, empresas de todos os tipos têm muito a ganhar com a presença na plataforma, seja aumentando uma comunidade engajada, alcançando novos clientes ou até mesmo concretizando vendas no Instagram.

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