anunciar na internet

Publicidade na internet é a que mais cresce no Brasil

Em tempos difíceis empresas continuam investindo na publicidade online; mídia impressa é o meio que mais perdeu receita

Desde a popularização da internet, os canais de conteúdo buscam diferentes maneiras de capitalizar seus respectivos negócios. Dos banners aos conteúdos patrocinados, passando pelos pop-ups, o desafio de ganhar dinheiro na rede mundial de computadores segue vivo. Porém, se outrora os publicitários não tinham tanta confiança assim no retorno de mídia vindo da web, hoje esse cenário parece estar finalmente transformado. Números consolidados apontam que a internet foi o meio que mais cresceu nos investimentos com publicidade em 2018.

O investimento em mídia digital avançou de R$ 2,43 bilhões em 2017 para R$ 2,92 bilhões em 2018, um crescimento de 20%. Nos Esados Unidos, a receita da publicidade digital em 2018, nos Estados Unidos, bateu os US$ 107,5 bilhões, 21,8% a mais que em 2017 (US$ 88,3 bilhões), segundo estudo encomendado pela IAB (Interactive Advertising Bureau) e realizado pela consultora PwC.

A internet foi um dos dois únicos meios que tiveram alta e ainda abocanhou a segunda maior parcela do total investido em anúncios no país. Os números são do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), que reúne as 78 maiores agências do país e cobre mais de 60% do total de investimento em mídia feito no Brasil. Levando em conta que esse levantamento reflete os investimentos feitos pelas grandes empresas que normalmente é maior na mídia tradicional e que não foram considerados os investimentos de pequenos e médios anunciantes em plataformas digitais como Google e Facebook, é fácil concluir que o investimento na internet é provavelmente bem maior do que foi divulgado.

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Isso não é de admirar. O uso da web para diferentes finalidades cresce cada vez mais. Segundo o relatório anual “Internet Trends”, mais da metade da população mundial e está conectada na internet. Hoje passamos mais tempo no Youtube e Instagram do que vendo TV. Portanto, nada mais natural do que os recursos publicitários estarem sendo direcionados para conteúdos digitais.

A publicidade online foi uma das únicas que cresceram entre 2017 e 2018. A outra foi em mídia exterior (OOH), que subiu 9,7%. Os demais, como TV aberta, TV por assinatura, revistas e jornais, caíram. Apesar disso, a TV aberta continua sendo a mídia com maior poder de atração das verbas dos anunciantes, angariando 58,3% do investimento em compra de mídia. Depois vem a internet, com 17,7% dos investimentos.

Conteúdo digital é um dos principais influenciadores do crescimento da publicidade online

Hoje a internet é a ferramenta mais usada como fonte de informação. Isso por causa, principalmente, da agilidade com que as notícias circulam na web, com atualização em tempo real. Outro fator determinante é que as notícias online permitem a convergência de diferentes mídias na divulgação dos fatos: texto, áudio, vídeo e imagem se unem para dar vida a um acontecimento. Hoje, com tantos formatos de mídia disponível, o consumidor já não se contenta com pouco. Por isso, essa variedade de recursos explorados na veiculação da notícia atrai ainda mais o público.

Mas existem ainda outros motivos para a sua empresa investir em campanhas de publicidade online:

  • Interatividade

Outra característica que é determinante para fazer com que os usuários usem cada vez mais a internet é a capacidade de interação do meio. Interagir, compartilhar, fazer e deixar com que outros façam parte é comum nas atitudes das pessoas. O leitor deixou de ser agente passivo da notícia para participar ativamente da sua criação, se tornando um aliado da marca ao repercutir o conteúdo, fazer comentários e compartilhar nas mídias sociais.

  • Mobilidade

O crescimento do uso de smartphones faz com que mais de 70% do uso da internet no mundo, ocorra através de dispositivos moveis. Com a popularização da internet móvel no país, os usuários ficam conectados mais de 37 horas por semana e, por isso, a publicidade online tem a capacidade de atingir o público em diferentes momentos da sua vida e etapas de consumo.

  • Lealdade

A maior propaganda para um negócio é ter clientes satisfeitos e transformá-los em testemunhas da qualidade da empresa. Essa maior proximidade, acaba gerando uma maior presença da marca na mente do usuário, criando vínculos emocionais nos clientes, aumentando o reconhecimento e ajudando a construir confiança e lealdade. E consumidores leais se ligam muito mais à qualidade e benefícios do produto do que no preço.

  • Criatividade

Cada vez mais as ações da publicidade online são criativas, promovem o riso e a vontade de mostrar para outras pessoas. Ao abusar da criatividade e contar com a possibilidade de criar anúncios mais descontraídos, posts engraçados, tweets e pins diferenciados, o anunciante tem a possibilidade de transformar a publicidade em prazer, se afastando do desgastante comportamento invasivo dos meios tradicionais.

É fato que o crescimento dos investimentos em publicidade digital vem acontecendo há mais tempo, mas ao bater na nova década, fica claro que a internet é o principal meio para as empresas divulgarem seus produtos e serviços, fortalecerem suas marcas e conquistarem clientes.

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