Depois do clipping de notícias tudo mudou e a internet revolucionou a comunicação

A internet está presente na vida dos brasileiros há cerca de 20 anos. Nesse tempo todo, muita coisa mudou e hoje a web está presente no dia-a-dia tanto das pessoas como das empresas.

Agencia de marketing digitalImagem by Fotolia

A rápida disseminação da internet entre o público tem um fato principal como motivador: o conteúdo. Desde o princípio, esse foi um dos principais focos da internet.

Há quase 20 anos, o Baguete Diário, site no qual tive a grande oportunidade de trabalhar, engatinhava nas mãos do visionário empreendedor Gilnei Marques e viria a se tornar um dos principais portais de conteúdo da região sul. O principal “produto” do Baguete Diário, nessa época, era o clipping de notícias relevantes de diferentes editorias e envio para assinantes de uma das primeiras newsletters da internet brasileira. Poucos anos depois do seu surgimento, graças ao trabalho dedicado do seu fundador e a equipe que conseguiu montar em torno do projeto, o Baguete Diário chegou a ter quase 100.000 assinantes que recebiam diariamente notícias fresquinhas em sua caixa postal logo de manhã cedo, exatamente como um delicioso pão baguete no café da manhã.

De lá para cá, a maioria dos sites passou a produzir conteúdo. E nessa onda, “todo mundo” passou a escrever dicas, posts e notícias. E então surgiram os blogs, os sites de compartilhamento de imagens e vídeos e as redes sociais.

A disseminação da internet entre os usuários, o surgimento e popularização da banda larga, a enorme quantidade de conteúdo disponível, as novas formas de acesso via celulares e tablets e a grande propagação do uso das redes sociais afetou definitivamente a vida e o comportamento das pessoas.

Pronto, a comunicação tradicional havia sido modificada e agora veículos e pessoas se comunicavam entre si. Era questão de tempo até essa revolução chegar ao marketing, à publicidade e aos negócios.

Assim, a internet foi evoluindo até se tornar o ambiente mais estratégico para as empresas que buscam conquistar novos clientes. O marketing digital veio mudar definitivamente a forma como as empresas podem interagir com o mundo.

O foco passou a ser o cliente que passou a ocupar um grande espaço na mídia. E, para se valer dessa enorme possibilidade, é necessário que o negócio seja atrativo, atualizado, criativo e dinâmico.

Os blogs, as redes sociais e os sites de busca são, hoje, grandes aliados para o crescimento dos negócios, aumentando a visibilidade e criando oportunidades de captação de novos clientes, mas também aprofundando o relacionamento com eles.

O principal fator que fortaleceu a eficácia do marketing digital é exatamente a possibilidade das pessoas encontrarem os produtos e marcas que desejam na rede. Seja nos sites de busca, portais de notícias, sites de vídeos e imagens e nas redes sociais, o consumidor está ao alcance das empresas.

Cada vez mais as pessoas passam mais e mais tempo online, navegando, buscando e compartilhando informações e experiências, mas também procurando os produtos e serviços que querem adquirir.

A internet se tornou o grande alvo das pessoas na hora de pesquisar alguma coisa. Então, colocar o seu negócio em evidência na web tornou-se imprescindível para as empresas, principalmente para as pequenas e médias que passaram a contar com um veículo de grande eficácia e custos muito inferiores aos outros formatos de publicidade até então consagrados como TV, rádio e jornal.

O objetivo de uma campanha de marketing digital deve ser sempre aumentar a visibilidade da empresa nos lugares que o público-alvo navega, pesquisa, consome e se relaciona. A partir do momento em que sua empresa está presente nesses ambientes, o segundo passo é começar a se relacionar com esse público, criando uma presença relevante.

Depois disso, é preciso monitorar a campanha, medir o retorno e ajustar as ações para melhorar os resultados. As empresas que conseguirem usar a internet como uma aliada poderão colher frutos muito positivos tanto em relação ao faturamento quanto ao fortalecimento da marca.

Ricardo Prates Morais é consultor de marketing digital e diretor da agência emarket.

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