Índice do varejo online de setembro é 20,9% maior que agosto


10/11/2003

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), a mais representativa entidade do e-business no Brasil, e a E-Consulting, Boutique Digital de Conhecimento líder na criação, desenvolvimento e implementação de estratégias competitivas e serviços para grandes corporações, anunciam o índice de varejo online (VOL) registrado no mercado brasileiro em setembro de 2003.

O VOL, que representa a soma dos volumes de transações de automóveis, turismo e bens de consumo (lojas virtuais e leilões para pessoa física), alcançou em setembro R$ 442,5 milhões – valor 20,9% maior do que os R$ 366 milhões obtidos em agosto e correspondente a 2,9% do varejo total no país (dados estimados a partir do índice-base do IBGE).Crescimento VOL-Autos

O maior crescimento em setembro foi registrado no VOL-Automóveis, que totalizou R$ 278,1 milhões – aumento de 50,7% em relação aos R$ 184,6 milhões obtidos em agosto. As montadoras e revendedoras de veículos foram responsáveis por 63% do total do VOL de setembro, contra 50,4% no mês anterior.

“O aumento do VOL-Autos simplesmente refletiu a retomada do crescimento das vendas do setor, devido à necessidade das montadoras de esvaziar seus pátios, à queda de juros nos financiamentos e aos incentivos do governo por meio da redução de impostos”, analisa Daniel Domeneghetti, diretor de Estratégia da E-Consulting e vice-presidente de Conhecimento e Métricas da Camara-e.net.

Finalidade do VOL

O VOL apresenta, a cada mês, os volumes transacionados digitalmente no varejo, englobando as transações entre empresas e consumidores (B2C). O levantamento é realizado pela Camara-e.net e E-Consulting com base nos dados dos 25 maiores players do comércio eletrônico do Brasil.

“Estamos empenhados na padronização e consolidação de critérios métricos da Economia Digital no Brasil”, afirma Torquato. “Nossos índices, além de mostrarem a pujança dos negócios online no país, oferecem ferramentas importantes para a tomada de decisões gerenciais estratégicas no âmbito empresarial.”Em razão do amplo domínio das vendas de automóveis pela Internet no Brasil, em comparação a outros produtos de menor valor, como livros e CDs, a Camara-e.net e a E-Consulting optaram por fazer um índice com as montadoras e outro sem a participação das empresas do setor automotivo, para retratar com maior veracidade os números do varejo online no país.

“Vale ressaltar que todo e-commerce é varejo online, mas nem todo varejo online é e-commerce. Varejo online é o volume vendido pelo varejo a partir da Web, não necessariamente por meio de transação ou pagamento pela Internet. Esse é o caso, principalmente, das montadoras de veículos”, explica Domeneghetti.

Sites relacionados:
www.camara-e.net
www.e-consulting.com.br

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