Estratégias de link building impulsionam o SEO do site e são referência para sua empresa
Quanto mais bem posicionado o site da sua empresa estiver nas páginas de resultados dos motores de busca da Web (SERPs), mais chances ele terá de ser encontrado por um potencial cliente e gerar oportunidades de negócios. Nesse sentido, o impacto das estratégias de link building, uma das principais técnicas de SEO no marketing digital, pode ser imenso.
A estratégia de SEO prevê a execução de técnicas personalizadas de otimização dentro dos sites, processo chamado de SEO On-Page; já o trabalho relacionado às atividades realizadas fora dos sites é o SEO Off-Page. Nesta última abordagem, o link building normalmente é considerado como a principal tática, com a qual é possível buscar links e menções para a sua página e mostrar como o seu negócio é referência no mercado.
O que é link building?
Link building é o elemento vital do SEO (Search Engine Optimization) para aumentar a quantidade e a qualidade dos links de entrada (backlinks) para um site, com o objetivo de obter tráfego de referência, elevar a autoridade do domínio e, obviamente, melhorar as classificações dos mecanismos de pesquisa.
Os motores de busca funcionam como uma “grande biblioteca” de sites. Quando um determinado usuário insere um assunto na caixa de pesquisa do Google ou de outros buscadores, os resultados são exibidos em uma ordem hierárquica, que não é aleatória.
Os sites são elencados em ordem de importância dentro daquele contexto, ou seja, os que aparecem nas primeiras posições são aqueles que os rastreadores do buscador entendem que melhor respondem à demanda do usuário.
O link building é também uma das melhores maneiras de atrair públicos relevantes de sites de autoridade de um determinado setor. Ao segmentar públicos e nichos, você pode melhorar o tráfego de fontes externas – e esse tráfego da Web é um bom indicador da saúde do seu site.
Portanto, no campo da otimização de mecanismos de pesquisa, as táticas de link building deve estar no centro da estratégia de marketing de SEO do seu negócio.
Como colocar em prática as estratégias de link building na sua empresa
Link building pode atuar como assessoria de imprensa, criando referências e fortalecendo a marca e a imagem da sua empresa.
O link building é uma ferramenta com funções similares às de uma assessoria de imprensa. Na verdade, por conta dos avanços da era digital, assessoria de imprensa e marketing digital se tornaram ferramentas que se complementam e contribuem para o crescimento de um negócio.
Por isso, cada vez mais profissionais especializados oferecem estratégias que envolvem marketing de conteúdo, assessoria de imprensa digital e SEO para conquistar links. Um bom conteúdo aliado a uma distribuição estratégica é fundamental para um trabalho de link building, pois permite alcançar uma diversidade de fontes – e isso, um assessor de imprensa com conhecimentos em SEO sabe executar muito bem.
Quando se trata de estratégias de link building, criar conteúdo relevante é essencial.
Para fazer com que outros sites vinculem ao da sua empresa, você deve criar conteúdo de qualidade. Se você vende produtos ou serviços, não se restrinja ao que a sua empresa oferece. Crie conteúdos atrativos com pesquisas que beneficiam seu nicho; inclua dados, estatísticas e tendências do seu negócio; opte por conteúdo perene (“evergreen”), com instruções e informações sobre seu produto ou serviço; e assim por diante.
Para isso você também pode – e deve – manter um blog atualizado no seu site, com artigos abrangentes de interesse do seu setor. Você não apenas criará confiança, mas também obterá mais links para sua página, pois outros sites verão o valor do seu conteúdo.
Para que as táticas de link building sejam bem-sucedidas, um conteúdo otimizado, com texto âncora bem definido, também pode ser inserido de forma inteligente no plano de SEO da sua empresa.
O “anchor text” (texto âncora) é o termo – ou frase – que carrega o link. Para que o trabalho de link building seja eficaz, o texto âncora também é um ponto de atenção. Ele deve ser inserido naturalmente no conteúdo, ou seja, deve apoiar uma informação ou fornecer um exemplo que ilustre um fato. Portanto, deve-se evitar trabalhar sempre com as palavras-chave exatas e buscar variar as expressões.
Aposte em uma boa estratégia de link building nas mídias sociais
Seja ativo nas redes sociais e use seus recursos para alcançar pessoas ou sites específicos e atrair backlinks para seu conteúdo. Certifique-se de compartilhar seu novo conteúdo por meio de plataformas como o Twitter, talvez até enviando alguns tweets para grupos específicos que possam se interessar pelo seu negócio.
O Facebook e o Instagram também são ótimas plataformas para ganhar exposição para sua empresa, pois oferecem a opção de promover conteúdo, imagens e atualizações, e alcançar novo público. Quanto maior o número de pessoas que curte, compartilha e comenta sobre sua marca ou negócio nas redes sociais, mais visibilidade terá o seu produto, e o relacionamento com novos prospects e clientes acontecem.
Links NoFollow ou DoFollow: qual deles deve ser priorizado em uma estratégia de link building?
Os backlinks são valiosos, mas existem diferenças entre eles. Aqueles que são marcados com a codificação “nofollow” não transmitem nenhum valor de SEO para um site, ou seja, eles não impulsionam o PageRank e tampouco ajuda a melhorar a colocação nas SERPs. É preciso buscar links “dofollow” nas campanhas de link building, pois eles indicam que o link colocado deve ser rastreado e conta pontos para os resultados orgânicos.
Em outras palavras, o link natural é sempre dofollow. Para que ele se torne nofollow, é preciso inserir a tag manualmente. Então, na hora de enviar um artigo para publicação no site de terceiros, é possível impulsionar a obtenção de links dofollow simplesmente tendo cuidado de escolher o texto âncora e a página de destino – fazendo com que o link tenha sentido, principalmente para o leitor. Investir em uma estratégia de link building bem elaborada é a forma mais garantida de conseguir um maior volume de links dofollow para o seu site.
Ter sua marca publicada em um veículo digital, com link para o seu site, é ótimo para publicidade e pode garantir possíveis clientes. Além disso, também impulsionará, e muito, a sua estratégia de link building. Uma estratégia de link building bem-sucedida deve sempre ter como objetivo conquistar a autoridade online que a sua empresa merece e trazer um novo público-alvo para o seu negócio.
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