Suíça faz primeira eleição pela Internet


20/01/2003

A primeira eleição pela Internet da Suíça ocorreu na última semana na cidade de Aniéres, próxima a Genebra, e tinha mais de mil eleitores cadastrados para opinar sobre a renovação de um edifício do município. Segundo as autoridades locais, 44% (323 pessoas) votaram pela Internet, e 50% (349 eleitores) fizeram sua escolha pelo correio. Apenas 48 pessoas foram votar pelo método antigo, segundo informa o jornal · SwissInfo

O resultado: 60% dos eleitores disseram “sim” à proposta de financiar a renovação de um edifício local. O sistema democrático utilizado na Suíça permite que os cidadãos possam discutir assuntos locais por meio de eleições, como financiamento para obras ou mesmo questões nacionais.

Para votar, diz o jornal, era necessário passar por diversas barreiras para impedir fraudes na eleição on-line. Cada eleitor tinha acesso ao sistema na Web apenas após digitar uma senha de 16 dígitos. Depois, era preciso informar data e local de nascimento e uma outra senha — enviada pelo correio — para então fazer a escolha.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.