Software de SC faz sucesso no Skype

07/06/2007
 
Uma ferramenta de comunicação à distância desenvolvida pela catarinense TankAndWrite está entre os quatro plugins mais baixados do Skype 3.0. O software, que leva o mesmo nome da companhia, é o único brasileiro certificado e distribuído pela multinacional de Luxemburgo.

“Apenas sete aplicações estão neste grupo”, garante Marcelo Rezende, sócio da desenvolvedora de Florianópolis. O TankAndWrite tem cerca de sete mil downloads diários.

 “A grande maioria dos usuários são de outros países, principalmente da Europa, América do Norte e Ásia”, conta Rezende. “Os internautas baixam a ferramenta diretamente pelo Skype, então não temos controle sobre a quantidade. Mas pelas visitas ao site do TalkAndWrite, concluímos que apenas 5% do público é nacional”, avalia.

Pelo Skype, o download da solução catarinense é gratuito. Porém, há versões licenciadas, que são vendidas como serviço.  “A diferença é que, no produto pago, não há limite de tempo de conversação. No grátis, são dez minutos. Se a reunião for demorar mais que isso, é preciso reiniciar a sessão”, explica o sócio da companhia de Florianópolis.

A licença média sai por menos de R$ 120 ao ano, garante Rezende. O TalkAndWrite permite simular a interação entre duas pessoas trabalhando lado a lado sobre um mesmo documento. Ou seja, possibilita que dois profissionais escrevam, desenhem, grifem, apaguem e digitem sobre arquivos de qualquer extensão. “É como se duas pessoas estivessem frente a frente, discutindo, trocando idéias e as aplicando sobre um projeto”, detalha o executivo.

A aplicação possibilita, ainda, conversa de voz ou chat e visualização dos dois ponteiros de mouse, que se movem independentemente de acordo com os movimentos realizados por cada usuário. Por estas características, a ferramenta tem tido muita aceitação no setor educacional. “As instituições utilizam a solução para o Ensino à Distância. Usando o plugin do Skype, o professor pode trabalhar conteúdos e falar com os alunos como se estivesse em sala de aula”, define Rezende.

De novo, os clientes são de fora do Brasil. “Também vendemos muito para escritórios de arquitetura e engenharia dos Estados Unidos”, explica o sócio. “E a ferramenta também se aplica a outros setores, como o direito, já que permite discutir e analisar contratos; medicina, quando aliado a equipamentos e softwares de telemedicina e telerradiologia; design e artes gráficas, entre outros”, finaliza.

Lançamento
Dentro de 30 dias, uma nova versão do TalkAndWrite chega ao mercado. “Estamos trabalhando em uma plataforma multiusuário. Hoje, é permitido a conversa entre duas pessoas. Logo, por voz poderão interagir até dez”, conta Rezende. A versão beta da atualização estará disponível no Skype a partir da semana que vem.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.