Pesquisa destaca os líderes em BI


04/08/2005

Estudo intitulado Business Intelligence e Reporting Software realizado pela Frank N. Magid Associates www.magid.com, consultoria norte-americana de pesquisas estratégicas, revela o ranking das mais eficientes soluções de business intelligence. Cerca de 600 usuários dos quatro principais provedores de BI – Business Objects, Cognos, Information Builders, e MicroStrategy – responderam 40 questões divididas em três categorias: implantação, suporte e funcionalidade. A Information Builders ficou à frente de seus concorrentes em escalabilidade, capacidade operacional e redução de custos.

“Nossa pesquisa detectou que o WebFOCUS, da Information Builders, foi o software que melhor atende às necessidades de seus usuários. A tecnologia é capaz de criar mais relatórios e acessar o maior número de dados em tempo real, o que torna o uso do BI mais eficiente e se obtenha um retorno do investimento maior”, afirma Vicki Cohen, vice-presidente da Frank N. Magid Associates.

De acordo com os resultados do estudo, a media dos usuários WebFOCUS era maior; na implantação inicial foram utilizados menos recursos de desenvolvimento; e também foi menor a necessidade de pessoal de apoio ao usuário final. A concorrência foi acirrada na categoria funcionalidade, especialmente no quesito treinamento. A pesquisa posicionou o WebFOCUS como uma tecnologia que não exige habilidade técnica ao usuário e não requer treinamento. Os clientes de outras ofertas precisam de mais tempo e treinamento para efetivamente utilizar o BI. O estudo também constatou que os usuários de todas as tecnologias instalaram os sistemas de business intelligence na mesma configuração de hardware existente.

Outros itens da pesquisa que destacaram o WebFOCUS na liderança foram: mais de duas vezes em número de usuários comparado aos concorrentes, validando a escalabilidade do produto; capacidade de acessar dados existentes 50% maior que outras aplicações; dada a facilidade de utilização, os usuários maximizam as aplicações, elaborando mais relatórios por mês em menos tempo; 70% dos usuários WebFOCUS consideram as aplicações de BI críticas para seus negócios, comparadas a 56% dos concorrentes.

“As organizações estão cada vez mais pressionadas a reduzir custos, gerar receitas e aumentar a produtividade”, afirma Luiz Câmara, presidente da InfoBuild Brasil, agente exclusiva da Information Builders no país. “A escalabilidade incomparável que o WebFOCUS oferece faz com que a ferramenta seja a mais adequada para atender essas demandas. A solução interage com todos os níveis da empresa e distribui informações aos clientes, parceiros e fornecedores.”

O WebFOCUS foi destacado, também, pela Forrester Research e Gartner Group (um dos maiores institutos de pesquisa do mundo) no quadrante de liderança em plataformas de business intelligence. A solução é certificada pelo Balanced Scorecard Collaborative.

*** A pesquisa conduzida pela The Frank N. Magid Associates, Inc. foi realizada em Abril/2005 junto a diretores, gerentes e analistas da área de tecnologia da informação. Para consultar os resultados da pesquisa (white paper) acesse www.informationbuilders.com/magid.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *