O sucesso de iniciativas de CRM depende da qualidade da informação

11/10/2003

Grande parte do sucesso de qualquer iniciativa efetivamente orientada ao cliente deve-se à qualidade dos dados nos sistemas da empresa. À medida que as empresas capturam cada vez mais informações dos clientes com objetivo de transformá-las em ações, elas devem preocupar-se em estabelecer procedimentos de limpeza e atualização de dados. Como resultado, é esperado um grande crescimento em iniciativas que garantem a qualidade dos dados, uma taxa anual de 30 por cento nos próximos cinco anos, segundo o Meta Group.

“Informação deve ser considerada como parte da responsabilidade da área de TI, e as soluções e iniciativas que visam garantir a qualidade dos dados devem ser vistas como uma forma de aumentar o valor da base; e devem ser avaliadas do mesmo modo que outras iniciativas da empresa, como por exemplo, redução de riscos e a identificação de oportunidades de negócio”, diz Doug Laney, Vice-Presidente e Diretor da área de pesquisa de tecnologia do Meta Group.

Com uma base de dados limpa e atualizada, as empresas terão um arsenal de conhecimento que possibilitará o envio de informações relevantes e ofertas personalizadas para seus clientes. Mais importante ainda, as empresas terão informações disponíveis para classificar os seus clientes com base no seu valor individual para a empresa. Como resultado adicional, elas estarão mais capacitadas para integrar suas diferentes bases de dados, otimizar os processos e ter uma visão 360 graus de seus clientes. As iniciativas de garantia da qualidade de dados também podem aumentar a confiança do cliente, mantendo os registros de opt-in e opt-out atualizados.

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