A força que as mídias sociais dão para as empresas

marketing em mídias sociais para pequenas empresas

Por Felipe Pereira

Pesquisas recentes mostram que os brasileiros passam cerca de 8 horas mensais conectados às redes sociais, tendo como destaque o Facebook, que ocupa o primeiro lugar no ranking de acessos.

85% dos usuários da internet têm uma conta no Facebook, e a média de amigos dessas pessoas é de 141, ou seja, são 141 pessoas conectadas e prontas para serem influenciadas. Além disso, quase metade dos usuários de Facebook possui uma conta no Twitter – rede social que pode ter ainda mais alcance.

Bom, e no que isso afeta a sua empresa? Em muita coisa, eu diria.

O principal ponto a ser destacado é que o internauta – ou seja, o consumidor – está diariamente nas redes sociais, e a usa para expressar suas opiniões, sentimentos e insatisfações. Quando ele posta algo negativo sobre determinada empresa e ela não vê ou analisa a crítica, isso pode soar como um desleixo com seus clientes – e isso tem um alcance muito rápido na internet. Só é preciso que seus amigos virtuais cliquem nos botões de “compartilhamento” e/ou “curtidas” e pronto: o assunto tomou outra dimensão.

Isso é muito importante, pois a empresa depende cada vez mais das pessoas para crescer. A cada ano que passa, assim como avançam as tecnologias, o consumidor também evolui. Ou seja, as empresas, quando conectadas nas mídias sociais, passam uma melhor imagem para os consumidores da nova geração, já que mostram uma atitude de preocupação com a opinião de seus clientes.

Porém, mais do que a sua presença, a página da empresa na internet deve ser útil e interessante para seus usuários. Se você fosse um cliente, você seguiria e/ou visitaria a sua página? Ela precisa ter um conteúdo atualizado e relevante, de forma que aquilo que é escrito faça uma diferença positiva no cotidiano dos leitores/consumidores.

Para isso, é preciso conhecer bem o seu público alvo, ter um planejamento estratégico, uma agenda a seguir, um objetivo a cumprir, e, é claro, jogo de cintura: muitas coisas na internet acontecem rapidamente – e talvez seja necessário que você saiba lidar com a situação de forma natural e adequada.

Divulgar novos produtos, fazer promoções e estar sempre ligado às novas tendências do mercado são questões obrigatórias para que a página da empresa fidelize seus antigos clientes e conquiste um novo público.

Além de uma boa marca, as pessoas buscam a segurança de fazer negócio com uma empresa confiável, e, a partir do momento que você oferece um bom produto que agrada ao consumidor e lhe transmite segurança – respondendo-o nos canais de comunicação, por exemplo – se torna mais real a chance de conquistá-lo e de ele realizar uma futura compra na sua instituição.

Felipe Pereira é empreendedor graduado em Ciência da Computação pelo CIn/UFPE, mestre e doutorando em Administração no PROPAD/UFPE

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *