A força que as mídias sociais dão para as empresas No ratings yet.

marketing em mídias sociais para pequenas empresas

Por Felipe Pereira

Pesquisas recentes mostram que os brasileiros passam cerca de 8 horas mensais conectados às redes sociais, tendo como destaque o Facebook, que ocupa o primeiro lugar no ranking de acessos.

85% dos usuários da internet têm uma conta no Facebook, e a média de amigos dessas pessoas é de 141, ou seja, são 141 pessoas conectadas e prontas para serem influenciadas. Além disso, quase metade dos usuários de Facebook possui uma conta no Twitter – rede social que pode ter ainda mais alcance.

Bom, e no que isso afeta a sua empresa? Em muita coisa, eu diria.

O principal ponto a ser destacado é que o internauta – ou seja, o consumidor – está diariamente nas redes sociais, e a usa para expressar suas opiniões, sentimentos e insatisfações. Quando ele posta algo negativo sobre determinada empresa e ela não vê ou analisa a crítica, isso pode soar como um desleixo com seus clientes – e isso tem um alcance muito rápido na internet. Só é preciso que seus amigos virtuais cliquem nos botões de “compartilhamento” e/ou “curtidas” e pronto: o assunto tomou outra dimensão.

Isso é muito importante, pois a empresa depende cada vez mais das pessoas para crescer. A cada ano que passa, assim como avançam as tecnologias, o consumidor também evolui. Ou seja, as empresas, quando conectadas nas mídias sociais, passam uma melhor imagem para os consumidores da nova geração, já que mostram uma atitude de preocupação com a opinião de seus clientes.

Porém, mais do que a sua presença, a página da empresa na internet deve ser útil e interessante para seus usuários. Se você fosse um cliente, você seguiria e/ou visitaria a sua página? Ela precisa ter um conteúdo atualizado e relevante, de forma que aquilo que é escrito faça uma diferença positiva no cotidiano dos leitores/consumidores.

Para isso, é preciso conhecer bem o seu público alvo, ter um planejamento estratégico, uma agenda a seguir, um objetivo a cumprir, e, é claro, jogo de cintura: muitas coisas na internet acontecem rapidamente – e talvez seja necessário que você saiba lidar com a situação de forma natural e adequada.

Divulgar novos produtos, fazer promoções e estar sempre ligado às novas tendências do mercado são questões obrigatórias para que a página da empresa fidelize seus antigos clientes e conquiste um novo público.

Além de uma boa marca, as pessoas buscam a segurança de fazer negócio com uma empresa confiável, e, a partir do momento que você oferece um bom produto que agrada ao consumidor e lhe transmite segurança – respondendo-o nos canais de comunicação, por exemplo – se torna mais real a chance de conquistá-lo e de ele realizar uma futura compra na sua instituição.

Felipe Pereira é empreendedor graduado em Ciência da Computação pelo CIn/UFPE, mestre e doutorando em Administração no PROPAD/UFPE

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