Estudo prevê mais gastos com propaganda e marketing

08/10/02 Após dois anos vagarosos, 2003 promete ser um grande ano para a publicidade e para o marketing. A conclusão é da Patrick Marketing Group, que desenvolve trimestralmente estudos de marketing no mercado norte-americano. O mais recente foi realizado entre 250 executivos de grandes firmas. Do total de entrevistados, 49% afirmaram que aumentarão seu orçamento com marketing no próximo ano, enquanto apenas 19% planejam diminuí-lo. Entre os que pretendem investir mais no setor, 32% projetam aumentos de 5% a 10% sobre os recursos destinados ao marketing este ano. “Muitas empresas reduziram seus investimentos nessa área para sobreviver à economia vagarosa em 2002”, explicou Craig Shields, sócio da PMG. “A estimativa para 2003 parece completamente diferente, quase oposta. Um número de pessoas três vezes maior antecipa aumentos de gastos, em relação àquelas que esperam cortes”, completou. Entre as razões para maiores investimentos estão a crença em uma economia melhor e o desejo de emergir de um período de cortes no orçamento. “As empresas que sofreram com esses cortes sentem que não podem mais continuar invisíveis aos olhos de seus clientes”, comentou Shields. Uma vez aumentados os investimentos, espera-se uma mudança no tipo de publicidade feita pelas empresas, com mais ênfase no marketing direto e online. Quando indagados quais tipos de programas de marketing serão executados no próximo ano, 67% dos entrevistados responderam e-marketing. Um parcela de 57% dos entrevistados afirmou estar planejando campanhas com foco mais específico em um determinado público, em detrimento a ações com ampla base. Apenas 11% disseram que vão focar em programas para difundir a marca (awareness).

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