Empresa testa padrão WiMAX em São Paulo.


31/08/2005

A operadora TVA (www.tva.com.br) fechou acordo com a Intel para testar, em São Paulo, o acesso à internet via tecnologia WiMAX. A WiMAX é como a Wi-Fi: é preciso instalar uma antena no computador ou no laptop. Existe, porém, uma diferença: enquanto as conexões Wi-Fi têm alcance restrito, na prática dificilmente superior a 50 metros, cada transmissor WiMAX pode cobrir até 50 km. Por isso, o WiMAX concorre com as redes de telefonia celular 3G.

A TVA vai testar os transmissores WiMAX na sua rede MMDS-DOCSYS, que é um serviço de internet sem fio com apenas 7.000 assinantes. Segundo a empresa, que diz investir US$ 10 milhões no projeto, o kit com modem e antena WiMAX deverá custar no máximo US$ 100 para os usuários quando o serviço for lançado comercialmente.

A TVA promete vários planos de acesso, com velocidade de até 2 a 3 Mbps por usuário. Segundo a empresa, o serviço WiMAX não custará mais caro que a banda larga com fio. Inicialmente, a conexão não funcionará em movimento (dentro de um carro, por exemplo), mas a TVA pretende incluir aparelhos do padrão WiMAX móvel nos testes assim que os primeiros protótipos chegarem ao mercado.

Fonte: Folha Informática

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *