Conceito de rede social chega à televisão

21/08/2007

A internet dá cada vez mais possibilidades aos usuários de assistirem programas e mais programas de TV, o que causa um certo “problema”: o que escolher? Tentando solucionar essa questão, a Microsoft está começando a investir em uma versão de seu sistema de mensagens instantâneas, o MSN Messenger, que se conecta à TV, ao computador e a outros usuários, monitorando a programação e possibilitando bate-papos e dicas de programação.

Desenvolvido para ser utilizado em TVs, DVDs ou tocadores digitais nos quais os usuários assistam a vídeos, o sistema manteria um registro de tudo o que passa por esses equipamentos. Pessoas utilizando a mesma tecnologia poderiam ver a programação de seus amigos — deste modo, grupos seriam capazes de sincronizar seus hábitos e conversar sobre os programas vistos.

Para a Microsoft, pautar a decisão da escolha sobre o que assistir através de recomendações de jornais, revistas e sites pode ser uma opção. No entanto, mesmo quando o programa é escolhido, a experiência acaba sendo um pouco solitária — outras pessoas da família e amigos, por exemplo, não vão assistir ao mesmo programa.


Segundo o site da publicação “New Scientist”, a idéia tem potencial para fazer sucesso -– especialistas em marketing reconhecem há algum tempo que recomendações de pessoas com os mesmos hábitos têm mais influência do que propagandas ou outras formas de publicidade. Programas de mensagens instantâneas e redes sociais já são uma parte extremamente importante da web, e a combinação dos dois para fornecer recomendações de programas tende a ser algo que dê certo.

A idéia está no início, sendo ainda necessário o desenvolvimento de um software confiável, fácil de ser utilizado e que possa ser aplicado em diversos sistemas vídeos. Além das dificuldades para desenvolver esse sistema, a Microsoft também deve enfrentar competição neste mercado.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *