YouTube adopta formato publicitário inovador

23/08/2007

A partir de hoje, os utilizadores do YouTube vão começar a dividir a janela dos vídeos que querem ver com anúncios publicitários.

Segundo o Guardian Unlimited, os anúncios vão ser 80 por cento transparentes e vão passar sobrepostos à parte de cima dos vídeos, 15 segundos depois de estes começarem a ser visualizados. A companhia optou por um novo formato, feito em flash, que acredita ter uma taxa de abandono menor do que os modelos normalmente utilizados online, como os anúncios que são descarregados antes de o utilizador ver o conteúdo do site.

“Testámos vários formatos publicitários. Ao mesmo tempo que respeitávamos a comunidade tínhamos de oferecer algo rico e atractivo enquanto plataforma de marketing”, disse Eileen Naughton, directora de media e plataformas do You Tube.

O site vai começar por disponibilizar anúncios apenas nos vídeos adicionados por parceiros, membros que aderiram a um programa regular de contribuições. É o caso de empresas como a Warner Music ou a Ford Models, mas também podem ser pessoas individuais.

De acordo com o Guardian unlimited, os primeiros anunciantes incluem a Fox, The Simpsons Movie e a BMW. Os anúncios das empresas poderão ter cerca dez segundos e podem ser dirigidos a um público-alvo concreto, com base no sexo, demografia ou geografia, ou passar numa determinada faixa horária. O pagamento do serviço irá fazer-se por cada mil visualizações.

Sobre possíveis problemas de instalar anúncios em conteúdos que constituam uma violação dos direitos de autor, uma polémica desencadeada pela acção judicial conjunta lançada pela Primeira Liga inglesa de futebol e pela discográfica Bourne Co., a responsável do YouTube disse não haver nada a temer e que não há assim tantos conteúdos “questionáveis” no site. “A comunicade do You Tube autovigia-se de forma eficiente”.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.