Yankee Group aponta potencial de crescimento do e-learning no País

4/10/2002As aplicações de e-learning começam a atrair a atenção das empresas brasileiras, fazendo com que esse mercado, ainda pouco desenvolvido no País, tenha boas perspectivas. Um estudo recente do The Yankee Group analisou a situação do setor no Brasil e percebeu que, apesar dos índices de implementação relativamente baixos, este é um mercado em pleno crescimento na região.”Perguntamos para 300 empresas localizadas em território nacional, se elas tinham intenção de investir em e-learning”, conta André Miyajima, consultor do Yankee Group para América Latina e responsável pelo estudo. Segundo ele, do total de respostas, pouco mais de 18% dos entrevistados demonstraram interesse em investir nesse tipo de tecnologia a curto prazo. Estando as respostas positivas concentradas em grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro. Miyajima detalha que o maior interesse em investir nesse tipo de tecnologia veio da área de educação, onde 50% das empresas do setor responderam “sim” à questão do Yankee Group sobre intenção de implementar ensino online. A seguir, encontram-se os segmentos de finanças, onde 27% demonstraram interesse; construção e tecnologia, ambos 23% de respostas positivas.Porém, o consultor avalia que o sucesso das iniciativas depende também da forma como os fornecedores de serviços e equipamentos para ensino a distância vão enfrentar alguns desafios desse mercado. Entre os obstáculos detectados no estudo, estão a necessidade de disseminar novos modelos de treinamento, ganhar o apoio dos profissionais de recursos humanos e a falta de padronização. Para vencer este último problema, 30 empresas e institutos brasileiros uniram-se e formaram, no primeiro semestre de 2002, a Associação Brasileira de Educação a Distância, que tem como objetivo desenvolver padrões para o segmento.

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