VIVO utiliza BI para gerenciar informações em tempo real


06/01/2006

A VIVO, maior operadora de telefonia celular do Hemisfério Sul, faz uso de business intelligence muito além da padronização de dados para gestão de desempenho dos negócios. A empresa aposta suas fichas na expansão da utilização da tecnologia WebFOCUS, da Information Builders, que vem apresentando ótimos resultados na operação do Rio de Janeiro.

A solução WebFOCUS utilizada desde 2001 pela VIVO, vem facilitando a avaliação de informações estratégicas em tempo real, como a análise da eficiência e monitoramento do tráfego de origem e terminação de ligações (completadas, tentativas, quedas etc…) , de rotas e centrais, informações de cobertura da VIVO e de seus competidores. Além das análises das reclamações de clientes, neste caso tratadas como um indicador concreto da qualidade percebida pelos usuários. Mesmo tratando-se do alto volume de dados: são manipulados uma média de 4 milhões de registros ao dia.

Segundo Javier Rodriguez, vice-presidente de tecnologia da VIVO, alguns fatores foram determinantes na decisão pela aquisição do WebFOCUS. Em 1999 a solução já estava disponível via web, permitindo o acesso com performance a um grande volume de dados, a partir da consulta direta a múltiplas plataformas de bancos de dados.

Antes do WebFOCUS, só era possível acessar o histórico de dados de, no máximo, três meses. “A solução permite a análise de até três anos de registro com periodicidade horária e acesso aos relatórios via web, em tempo real”, explica Britto. As áreas de planejamento e otimização de engenharia da VIVO podem, a partir do WebFOCUS, dimensionar a capacidade de tráfego de determinada região, antecipar-se a possíveis problemas e tomar ações corretivas antes que um evento possa acontecer. Com o apoio da tecnologia, a mensuração da sazonalidade do tráfego passa a ser feita por área de interesse e período, com a emissão de alertas sempre que algum índice de performance exija atenção redobrada.

Cerca de 100 usuários tem acesso a um portal de informações em tempo real, no qual é possível acompanhar dados sobre todo o comportamento da rede, a eficiência das rotas e das centrais, e ainda informações sobre atendimento de clientes.

Eliana Aguiar

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