Vendas pela Web aumentarão, apostam analistas


04/12/2003

Os analistas prevêem uma alta de 20% a 40% nas vendas pela Internet até o final do ano, embora diversos estudos apontem uma crescente cautela dos consumidores dos EUA apesar da evolução favorável da economia.

A consultoria de pesquisa de mercado Forrester Research avalia que as vendas online crescerão 42% este ano e vão chegar a US$ 12,2 bilhões entre o Dia de Ação de Graças e o Natal, o período mais importante para o comércio varejista de todo o exercício anual. “Além de destinar mais dinheiro (ao comércio eletrônico), os consumidores começaram a diversificar mais seus hábitos de despesa na rede durante este ano. O que é uma boa notícia para o setor”, comentou Carrie Johnson, analista desta firma.

A Jupiter Research, outra empresa de análise e assessoria, estima, por sua vez, que as vendas varejistas na rede alcançarão US$ 17 bilhões e que quase 40% dos usuários planejam fazer compras na Web nesta época festiva, o que representa 18% a mais do que em 2002.

O espetacular avanço da economia americana, que no terceiro trimestre cresceu a uma taxa anual de 8,2%, e uma certa melhora do emprego, entre outros fatores, propiciaram um maior otimismo dos consumidores e de projeções mais favoráveis para o comércio do que nos dois últimos anos.

Também podem estimular as compras pela Internet uma maior confiança no sistema de transações pela rede e as promoções, como o envio das mercadorias sem o pagamento do frete. Os especialistas acreditam que as vendas na rede, que tendem à recuperação após a forte queda de 2000 e 2001, vão totalizar US$ 100 bilhões em 2003 e representarão 2,3% do total de vendas varejistas no Estados Unidos.

O avanço da tecnologia e o maior número de lares conectados à Internet, que nos EUA chegam a 65 milhões, fazem com que os analistas vejam com otimismo o futuro do e-commerce e calculem que, em um prazo de cinco a dez anos, represente 10% do total das vendas varejistas. (segue)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.