E-commerce cresce 40% em 2007 e deve chegar a R$ 8,8 bi em 2008

12/03/2008

por Ligia Sanchez

O e-commerce atingiu R$ 6,3 bilhões no Brasil em 2007, segundo dados da e-bit, empresa de pesquisas sobre comércio eletrônico, na 17ª edição do Relatório WebShoppers. Em relação a 2006, o comércio virtual apresentou um crescimento de 40%.

No volume total, foram registrados 20,4 milhões de pedidos, um aumento de 5,6 milhões de pedidos, em comparação a 2006. Foram cerca de 9,5 milhões de pessoas que realizaram compras online, com um valor médio de gastos de R$ 302.

Os números de 2007  ficaram abaixo das expectativas da e-bit, que esperava crescimento de 45%. Guasti avalia que o varejo tradicional teve mais apelo ao público e observa também uma dificuldade de cruzamento entre o canal físico e virtual, mesmo em empresas que possuem ambas as operações. “É comum ver consumidores em lojas com impressões que fizeram a partir de pesquisas de preços feitas pela internet. Segundo o relatório WebShoppers, cerca de um terço dos compradores online também procuram os produtos em lojas físicas.

Considerando a base de 39 milhões de internautas brasileiros (segundo Ibope/NetRatings, dezembro de 2007), 24% destes fazem compras online. Em 2007 houve crescimento de 35% no número de e-consumidores, de 7 milhões em 2006, para 9,5 milhões. “O crescimento é claramente impulsionado pelo acesso à internet das classes de mais baixa renda”, comenta Guasti.

Mais vendidos
As categorias de produtos mais vendidos em 2007, por volume de pedidos, foi a de “livros, revistas e jornais”, que respondeu por 17% das vendas, repetindo o índice do ano anterior. Em segundo lugar, produtos de informática responderam por 12% das vendas, seguidos por eletrônicos, com 9%.

O grande diferencial foi a categoria de “CDs, DVDs e vídeos”, que caiu do segundo lugar, com 16%, em 2006, para a sexta posição, sem porcentagem significativa, no ano passado. Para Pedro Guasti, da e-bit, este fato é resultado de um conjunto de fatores, como download direto, compartilhamento de arquivos, pirataria e facilidade de gravação. “Não medimos ainda as vendas online com download direto”, acrescenta.

2008
O comércio eletrônico brasileiro vem crescendo a uma média anual de 40% ao ano, e a previsão para 2008 é que deve movimentar R$ 8,8 bilhões, subindo 45% em relação a 2007, com um total de 12 milhões de consumidores.

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