Dicas para vender mais na internet durante o Natal

06/10/2007


Mirko Mayeroff, diretor de Novos Negócios da WEBTraffic, dá dicas para vender mais na internet. O executivo destaca que o período natalino tende a gerar um retorno sobre o investimento superior à média dos demais meses do ano.


1) Adquirir publicidade na internet antecipadamente. Definir com antecedência a veiculação para campanhas no Natal gera negociação com maior desconto;


2) Campanhas para o Natal iniciadas antecipadamente permitem que sejam realizados testes em diversos portais e, conseqüentemente, se avalie os resultados para a escolha das peças com melhor retorno e aceitação. A veiculação tende, dessa forma, a alavancar melhores resultados;


3) Teste e ajuste de campanhas de links patrocinados. Iniciar agora uma campanha, para quem ainda não trabalha com este segmento, permite fazer ajustes e entender melhor as oportunidades existentes nesse mercado de busca. A intenção é afinar a campanha, refinar a escolha de palavras e otimizar resultados na época do Natal;


4) Prepare seu site para os mecanismos de busca, fazendo o SEO (otimização), ou seja, posicionando melhor o site em resultados naturais de busca. Estudos comprovam que o período de maturação de um trabalho de otimização de sites para buscadores é de três a quatro meses. Mais visibilidade, maior visitação e melhor resultado em vendas;


 5) Aproveite o período que antecede o Natal para construir uma sólida base de cadastros para envio de e-mail marketing. O aumento dessa base focada gera excelente retorno no contato para informar as oportunidades de compra na época natalina;


6) Monte um hotsite promocional, é uma grande chance de trabalhar produtos e oportunidades que chamem a atenção do internauta. Três meses é o período adequado para mantê-lo no ar, fazer os ajustes e colher os resultados;


7) Inicie agora a escolha de parcerias estratégicas na internet. Caso você trabalhe com bebidas, escolha parceiros que criem oportunidade de aumentar sua receita. Entre os exemplos de produtos que podem ser criados e vendidos em parcerias estão flores e champanha, bonecos de pelúcia e bombons, câmeras digitais e revelação, aparelhos de musculação e suplementos, e outros ;


8) Este é um ótimo momento para entender a demanda, projetar vendas e ajustar o estoque para o Natal;


9) O processo mencionado acima é vital para compreender e ajustar a logística de entrega dos produtos. Presente não entregue na data é garantia de cliente insatisfeito. Programação evita problemas;


10) Quem está começando a utilizar o marketing digital deve adequar a infra-estrutura do site de forma a suportar o aumento na demanda de clientes para o final do ano. Três meses é um período suficiente;



Mirko Mayeroff é graduado em Administração pela PUC SP e pós-graduado em Negócios Digitais Integrados pela UFRJ (SAP). Iniciou sua carreira na internet em 1999 no e-comm e leilão UOL. Atuou como professor das Faculdades Radial de 2003 a 2006 e foi executivo do UOL e BOL para Publicidade e E-comm, Gerente de Parcerias para América Latina da TeRespondo.com (Overture), Gerente de Desenvolvimento de Negócios do Yahoo Search Marketing, Diretor Comercial e de Negócios do Katatudo.com.

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