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Consultoria ou agência de marketing digital: qual a melhor opção para a sua empresa?

O trabalho de uma agência de marketing digital normalmente é mais completo, pois inclui a parte estratégia de uma consultoria e também a execução, além da mensuração de resultados.

As mudanças constantes no mundo refletem no perfil dos consumidores e em suas relações de consumo. Em março, por exemplo, enquanto as vendas físicas diminuíram, o comércio eletrônico conquistou um aumento de 36,2% em comparação com o mesmo período de 2016, segundo o levantamento “SpendingPulse” divulgado pela bandeira de cartões Mastercard.

Da mesma forma que os consumidores têm mudado, as empresas que não desejam ficar para trás devem seguir em atualização constante para acompanhá-los e manter-se em evidência. Um boa opção para que as marcas reforcem seu posicionamento e estreitem relacionamento com os consumidores são as estratégias de marketing digital.

Inbound Marketing, SEO, mídias sociais, geração de leads… tantas alternativas podem confundir qualquer um, principalmente os empreendedores. Porém, não há dúvidas de que muitas empresas têm conquistado sucesso com estratégias de Marketing Digital.

Porém, para distinguir qual a melhor opção para o seu negócio, se uma agência ou consultoria de marketing digital, é importante saber as diferenças e formas de atuação de cada uma.

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Agência de marketing digital X Consultoria de marketing digital

Uma agência de marketing digital geralmente é responsável pela criação e execução das estratégias de marketing digital, que envolvem parte da comunicação (já que o marketing nem sempre afeta todos os aspectos de uma empresa). Esse trabalho costuma abranger a estratégia de serviços, produtos, precificação e distribuição, nem sempre divulgando apenas a marca e seus serviços e produtos.

As vantagens dessa parceria é que ela envolve uma equipe capacitada para o trabalho, com diversos profissionais que irão otimizar a execução das estratégias, como redatores, atendimento, designers, desenvolvedores e outros, responsáveis pelo planejamento.

Entre os serviços oferecidos pelas agências de marketing digital, estão:

  • Social media

Criação de conteúdo, estratégias e uso de ferramentas para gerar relacionamento e engajamento com os clientes nas redes sociais.

  • E-mail marketing

Disparo de e-mails regulares com conteúdos relevantes sobre o segmento e a empresa para os consumidores

Criação de matérias (posts) para postagens em blogs, disparo em e-mails marketing e anúncios em redes sociais

  • SEO – Marketing de busca

Otimização de site e link building para conquistar melhores posições nos sites de busca

Anúncios patrocinados a partir de estudo de palavras-chave segmentadas

  • Social Ads

Anúncios pagos em mídias sociais para otimizar a visibilidade das empresas

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Consultoria de marketing digital na prática

Já as consultorias de marketing digital atuam orientando, aconselhando e mostrando os melhores caminhos aos seus clientes. No início do trabalho, o consultor irá estudar o momento da sua companhia e irá ajudar a criar metas, estratégias e objetivos. Na sequência, após um estudo aprofundado do negócio, ele poderá até mesmo aconselhá-lo a contratar uma agência de marketing digital.

O conhecimento desses profissionais permanecerá com a sua empresa mesmo que o contrato não seja duradouro e esse é um dos maiores benefícios desse estilo de contratação. Porém, poucas consultorias de marketing digital irão colocar a mão na massa com as estratégias pré-estabelecidas, pois a maioria prefere atuar apenas com a parte estratégica, o que deixa a ativação do trabalho operacional em vacância para novas agências ou profissionais.

Momento da empresa: decisivo para a escolha entre consultoria ou agência de marketing digital

Para tomar essa decisão, primeiro, é importante que o empreendedor olhe para dentro de sua empresa. Afinal, o cenário atual é que decidirá qual o melhor caminho para o futuro da companhia. Caso ela conte com profissionais capacitados para colocar em prática o plano de marketing digital, talvez a consultoria seja a melhor opção.

Entretanto, se a marca não possuir expertise e nem boas estruturas de marketing e comunicação internas, é melhor deixar esse trabalho na mão de quem realmente entende de marketing digital: as agências. Somente elas poderão definir, estudar e colocar em prática a melhor estratégia para a sua empresa.

No caso das empresas já estabelecidas no mercado, com amplo conhecimento e departamentos especializados em marketing, as consultorias são boas opções. Afinal, um olhar de fora pode apontar o que está errado internamente, otimizando a geração de leads e de vendas com uma campanha de marketing digital personalizada.

Feita a análise do momento e opção para a sua empresa, é chegada a hora de escolher uma agência ou consultoria de marketing. Em breve, você poderá conferir essas e outras dicas aqui.

Enquanto isso, confira as principais tendências de marketing digital de 2017.

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