Comunicação online e marketing viral ajudam na definição da compra

16/01/2006

Quase metade dos internautas brasileiros consulta fóruns e comunidades na web para conhecer outras opiniões antes de comprar.  Esse é o resultado de um estudo feito pela Talk Interactive com apoio do Datafolha que ouviu usuários de web nas cinco regiões do Brasil.

A análise concluiu também que os comentários em fóruns têm maior peso na decisão dos consumidores por serem isentos ou imparciais, ao passo que anúncios tradicionais são vistos com maior desconfiança. O levantamento também mostrou que 55% dos entrevistados já incluíram algum conteúdo na rede e 51% citam a busca de dados como principal motivo da navegação. Além disso, 26% já expuseram sua opinião e 20% fizeram reclamação online relativas a bens de consumo.

O boca-a-boca na Internet também ganha força graças ao perfil de navegação no Brasil: 87% dos internautas acessam a web pelo menos uma vez por semana e 38% todos os dias, assiduidade que deverá cada vez mais se refletir nas vendas. Esses dados fortalecem, cada vez mais, a importância de ações de comunicação e marketing viral.

A opinião expressa na Internet não só apóia a decisão dos compradores como também vem se tornando aliada das empresas. Através de sites e ambientes de relacionamento como blogs, o yahoo respostas, foruns em geral, redes sociais, o próprio Orkut e o Youtube, é possível se comunicar com outros usuários sobre determinados produtos e marcas. Ambientes como esses são propícios para a disseminação de conceitos e opiniões.

Direcionando as ações com o objetivo de conhecer e/ou dar opiniões sobre determinado produto ou assunto, é possível fazer marketing sem "agredir" os receptores e também sem "escancarar" o objetivo principal que é de divulgar e promover. Depois, os próprios internautas se encarregam de compartilhar essas informações.

Ações como essa contribuem muito para fixação de marca e imagem de uma empresa. E como vemos, contribui diretamente para a conquista de clientes e realização de vendas.

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