Accor investe em site para atrair clientes

19/09/2007

A operadora francesa de hotelaria, com filial no Brasil, a Accor Hotels, foi uma das participantes do evento organizado pela e-bit, realizado no dia 12 de setembro, em São Paulo. De acordo com Herbert Albrecht, gerente de Marketing de Relacionamento, CRM e Parcerias Estratégicas da empresa, hoje, o canal de relacionamento online é um dos recursos fundamentais para o aumento das vendas. “Esse é o único meio de comunicação entre a empresa e nossos clientes”, diz.

A estratégia de comunicação por meio do site, tem como objetivo identificar o perfil dos clientes – pessoas que eventualmente usam os serviços da Accor, bem como aquelas que se hospedam com freqüência em um dos hotéis da operadora. Além disso, clientes que fizeram cadastro online, mas ainda não utilizaram os serviços da companhia.

Por meio do conhecimento destes perfis, é possível direcionar ações de marketing, como aconteceu em 2001, com a criação do Programa de Fidelidade Compliments. Em parceria com algumas instituições financeiras, como Banco Itaú, Unibanco, American Express, HSBC, entre outros, a Accor lançou um cartão de crédito internacional, que ao ser utilizando, gera pontos que poderão ser trocados por descontos, estadias e outros benefícios.

Com a modernização do site, as programações de viagens tornaram-se mais fáceis e práticas. Agora é possível conhecer e participar de promoções, efetuar reservas, realizar consultas em hotéis utilizando chats ou e-mails para falar com atendentes.

Os resultados das ações de marketing são observados no faturamento. Segundo Albrecht, em 2003, a companhia havia totalizou R$ 57,6 milhões. A expectativa para 2007 é atingir R$ 130 milhões, o que representa aumento de 26,3% em relação ao ano anterior. Atualmente, o programa Compliments conta com 220 mil clientes, devendo encerrar o ano de 2007 com 250 mil pessoas cadastradas. Foram efetivados 80 mil resgates (ativação do cadastro de pessoas que haviam parado de se hospedar nos hotéis da rede).

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