Varejo online cresce quase 32% no primeiro trimestre


17/05/2005

A E-Consulting juntamente com a Camara-e.net indicam que o índice de Varejo Online (VOL), que representa a soma dos volumes de transações de automóveis, turismo e bens de consumo (lojas virtuais e leilões para pessoa física), chegou, no primeiro trimestre do ano, a R$ 1,895 bilhões, valor 31,73% superior ao movimentado no mesmo período do ano passado.

O montante correspondente a aproximadamente 3% do varejo total no país (dados estimados a partir do índice-base do IBGE). “É importante notar que, além do aumento das vendas online, cresce o papel da Internet como veículo de pesquisa e formação da decisão de compra, ainda que a transação seja feita de forma presencial”, comenta Cid Torquato, diretor executivo da Camara-e.net. “Estima-se que para cada negócio fechado eletronicamente, a Internet gere outros nove.

“Se seguirmos a tendência dos anos anteriores, deveremos fechar este ano com um VOL perto de R$ 9,8 bilhões, frente aos R$ 7,6 bi de 2004, a ainda apresentarmos um crescimento estimado de 28% nas vendas de Natal, em relação a 2004”, acrescenta Daniel Domeneghetti, VP de Métricas e Conhecimento da Camara-e e sócio da E-Consulting Corp.

VOL – Autos

O setor de automóveis totalizou nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2005 R$1019,68 milhões, 2.25% a mais que o mesmo período de 2004. As montadoras e revendedoras de veículos foram responsáveis por 53.79% do total do VOL.

O VOL_Turismo e o VOL_Bens de Consumo (VOL Sem Autos) movimentaram neste primeiro trimestre, respectivamente, R$ 306.50 milhões e R$ 568.90 milhões, sendo que o VOL_Turismo cresceu 43.76% em relação ao mesmo período do ano passado e o VOL_Bens de Consumo apresentou um aumento de 49.17% em relação ao primeiro trimestre de 2004.

O VOL_Turismo representou 16,18% do total do VOL, enquanto o VOL_Bens de Consumo foi responsável por 30,03%.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.