Usiminas implanta e-procurement


23/01/2004

A Usiminas, empresa mineira produtora de aço, decidiu acrescentar novas funcionalidades à sua ferramenta e-Fornecedores. O objetivo era automatizar a troca eletrônica de documentos fiscais, utilizando a tecnologia .NET da Microsoft.

O projeto teve início em junho de 2002, com o suporte da TechBiz Informática, parceira Microsoft da capital mineira, que forneceu consultoria e desenvolveu a solução. Utilizando o Microsoft Visual Studio .NET e a linguagem de programação Visual C#, a TechBiz desenvolveu um WebEDI de documentos fiscais, com web services na plataforma .NET. A solução roda em Microsoft Windows 2000 Server e seu banco de dados é o Microsoft SQL Server 2000. O sistema é integrado ao SAP, que recebe dados somente em XML e faz essa tradução da linguagem. O e-Fornecedores também se integra ao sistema de gestão de documentos da Usiminas, o Novation.

De acordo com Júlio José Ferreira, responsável pelo projeto e-Fornecedores da Usiminas, “este novo módulo atende os diferentes perfis de fornecedores”. A transportadora São Geraldo, por exemplo, transmite para a Usiminas as notas fiscais de fornecedores e os dados do conhecimento de transporte emitidos em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo através de web service. Outro fornecedor, a BR Distribuidora, da Petrobrás, também integra seu SAP/R3 com o envio automático das notas fiscais.

Se o parceiro não tem meios automatizados, ele digita os dados em um formulário na tela do sistema manualmente. Estas informações são traduzidas pelo sistema em XML, enviando os dados para o SAP. E, se a empresa fornecedora já possui nota fiscal automatizada, mas não domina a tecnologia .NET, pode gravar o documento em um arquivo, entrar no e-Fornecedores on-line e mostrar o caminho, incluindo-o no sistema. (segue)

Please rate this

 

Usiminas implanta e-procurement


16/01/2004

Para melhorar ainda mais a comunicação com a sua cadeia de fornecedores, a Usiminas, empresa mineira produtora de aço, decidiu acrescentar novas funcionalidades à sua ferramenta e-Fornecedores. O objetivo era automatizar a troca eletrônica de documentos fiscais, utilizando a tecnologia .NET da Microsoft.

O e-Fornecedores é uma ferramenta de e-procurement baseada em Windows DNA (Distributed Internet Applications Architecture). Com ela, é possível que os compradores disponibilizem qualquer solicitação de cotação/ pedido do sistema de gestão SAP R/3 para os fornecedores escolhidos de acordo com uma lista. Assim que o sistema dispara essa cotação no SAP, o fornecedor a visualiza na Web.

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *