Tudo para não perder o cliente conquistado No ratings yet.

27/03/2004

À parte as expectativas com relação ao governo, o ano de 2004 será de trabalho muito duro.

No caso da propaganda, 2004, em termos de verbas, deverá superar 2003, um ano que foi bastante difícil para o setor de um modo geral. Nesse contexto, a máxima que caracteriza qualquer cliente, “fazer mais com menos”, estará em voga como nunca. E o marketing de relacionamento, com suas ações para reconhecer e encantar o cliente, num trabalho com foco quase sempre cirúrgico, surge como ferramenta indispensável quando as verbas estão “enxutas” e a cobrança por resultados imediatos ainda maiores.

Boa parte dos anunciantes do país elegeram a fidelização de clientes como principal objetivo de sua comunicação para este ano, segundo pesquisa realizada no início do ano. A fidelização superou mesmo o aumento de vendas/participação de mercado – 40% contra 35%.É fácil entender o motivo. Manter o consumidor/cliente fiel a uma marca/produto custa até 10 vezes menos do que conquistar um novo. E tem a vantagem adicional de evitar uma guerra da qual sempre se sai ferido, mesmo que a ganhe: a guerra dos preços para se manter ou conquistar o cliente.

A fidelização, a principal marca de um programa de relacionamento, é a palavra do momento. É hora de as empresas, com uma consultoria especializada, aprofundarem o conhecimento e estreitarem seu relacionamento com o cliente. O discurso de que “você é muito especial para nós” precisa ser sentido na prática pelo consumidor – e não se restringir ao lugar-comum das tantas malas-diretas que nos chegam semanalmente.

Empresa/produto e cliente/consumidor estabelecem uma relação que, como tal, precisa de cuidado, carinho até. Com o devido respeito ao Poeta, fidelizar é preciso, a menos que se queira entrar – para gastar – no leilão do consumidor/cliente sempre insatisfeito, logo, infiel, ausente.

Alguém terá cacife suficiente para fazê-lo voltar?

Aurélio Lopes é sócio e presidente da Datamidia,FCBi Relationship Marketing, empresa do Grupo FCB Worldwide, que desenvolve estratégias de 3D Marketing, integrando as áreas Direct, Digital e Database Marketing.
www.datamidia.com.br

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