Siga as pistas de seu cliente


14/08/2004

Qual é a necessidade comercial de seu cliente? Os produtos de sua empresa realmente atendem às exigências do mercado? Sua equipe de funcionários busca alternativas eficientes no intuito de abordar o público-alvo e argumentar os benefícios que sua empresa oferecem ? O tratamento dispensado à clientela é condizente com a magnitude do valor que a mesma agrega ao seu negócio?

Pense, reflita. Caso você não tenha respondido positivamente às perguntas, talvez este seja o momento de aprimorar técnicas comerciais e alavancar seus negócios.

Descobrir quais são as necessidades do consumidor não é tarefa fácil. Envolve uma série de fatores emocionais, motivacionais e financeiros. É necessário um grande trabalho em equipe, onde todos os setores e funcionários da empresa devem compartilhar experiências e informações no objetivo de fidelizá-lo, contudo, nunca se esqueça: o próprio cliente oferece “pistas” que devem ser seguidas e desvendadas.

Eis o grande desafio e o caminho do sucesso: desvendar as “pistas” oferecidas pelo cliente. Crie. Inove. Antecipe-se. Forneça produtos ou serviços adequados ao seu perfil, despertando nele a necessidade em adquiri-los. Mantenha um diálogo aberto e sincero no momento da negociação, procure ouvir mais e atente-se para os pequenos detalhes da negociação. Procure fazer com que o próprio cliente demonstre quais são as suas necessidades e ofereça as soluções. Apresente-se sempre disponível.

Enseje a realização dos sonhos e a satisfação pessoal do cliente. Seja eficiente e eficaz, primando pela excelência no atendimento e na prestação do serviço oferecido, o que, conseqüentemente, ser-lhe-á retribuído no “fechamento” de seu caixa.

Fabiano Pereira é professor em cursos preparatórios e consultor na área de crédito e vendas.
E-mail: fabianop.alvessuperig.com.br

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