Seu projeto de e-business vai funcionar?



Uma recente pesquisa divulgada pelo Gartner Group mostra um número alarmante: apenas 10% das iniciativas de e-business já implantadas terão pleno êxito.

Neste artigo, vamos discutir os motivos mais comuns de insucesso destes projetos, bem como avaliar alternativas para que seus projetos sejam um sucesso.

A solução “ideal” de e-business é aquela que tenha integração total de pelo menos quatro departamentos da empresa:

  • recursos humanos;
  • comercial;
  • marketing;
  • logística;
  • tecnologia.

Outro pré-requisito fundamental é que o time de projeto tenha conhecimento em estratégias de negócios, muito mais que conhecimento técnico. Uma das maiores dificuldades na implantação de projetos de e-business é justamente o pouco ou nenhum envolvimento das áreas responsáveis pelo negócio da empresa.

No inicio da Internet, a direção das empresas delegava totais poderes a área de TI para administrar, implantar e gerenciar projetos de e-business.

Vários projetos consistentes em TI não obtiveram o esperado sucesso, pois não tinham nenhum diferencial no mercado que pretendiam atuar, ou seja, o principal fator de atração de clientes, fornecedores e parceiros não era oferecido nos WEBsites das empresas. A preocupação era total com aplicativos, sistemas operacionais e infraestrutura.

Outro importante detalhe também esquecido na montagem dos projetos de e-business, foi a falta de serviços, benefícios e/ou vantagens no WEBsite. O principal fator de atração, principalmente de novos clientes, é a oferta de serviços personalizados e interação através do WEBsite. Aos clientes antigos, estratégias de fidelização deveriam ser prioridades na elaboração destes projetos.

Para culminar, a falta de uma Estratégia Digital para divulgar o projeto de e-business no seu mercado, é considerado o ponto mais crítico e o que menos atenção tem despertado junto aos responsáveis pelas empresas que desenvolveram seus projetos de e-business.

Por estes motivos, a mortalidade de projetos de e-business tem sido extremamente elevada.

Acreditamos que a partir da 3a geração do e-business estes projetos serão bem mais elaborados e a preocupação com serviços, interação e estratégias digitais serão considerados essencias no sucesso destes projetos.

Paulo Roberto Kendzerski
Diretor de Marketing – WBI Brasil, Consultor em E-Business, especializado em comércio eletrônicoc especialista em Estratégias Digitais, prof. de E-Commerce no IES (Instituto de Ensino Superior) da Faculdade de Caxias do Sul.
Empresa: WBI Brasil – www.wbibrasil.com.br

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