Seguradoras ampliam vendas e renovação de apólices pela internet

04/07/2006

A internet é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelas seguradoras de automóveis para fechar negócios, num mercado que cresce num ritmo mais acelerado que o dos demais segmentos. Enquanto nos primeiros quatro meses do ano as seguradoras faturaram 12% a mais que em igual período do ano passado, as vendas de seguros para carro cresceram 23,5% de janeiro a abril, revela estudo do Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor-SP).

No ano passado, a BB/Brasilveículos renovou 11,26% das suas apólices pela web. A tendência é que esse percentual torne-se cada vez maior. Nos cinco primeiros meses deste ano, a participação da internet nas vendas novas e renovadas foi de 10%. O BB usa a rede de computadores desde 2002 para venda de apólices. Vamos inaugurar um novo site este ano, para aumentar a eficiência na comunicação com os clientes, antecipa o diretor técnico Luiz Antonio Mac Dowell.

Aperfeiçoar processos, reduzir custos e esforços são metas das companhias nesse ambiente virtual. O Seguros e Previdência também volta suas atenções à rede, eleita principal ferramenta de trabalho de seus corretores, tanto para a venda como para a administração de suas carteiras. Todas as propostas podem ser enviadas pelo site 100% Corretor, ou transmitidas em bloco pela internet, assegura o diretor- gerente Luiz Carlos Nabuco.

Melhorias na rotina e vantagens estratégicas são facilmente detectadas com os investimentos feitos no segmento. A transmissão de dados permite ao corretor operar diretamente com a companhia, imprimir sua apólice e ganhar tempo. Esse processo, que em outras condições levaria de 15 a 30 dias, com o risco de a seguradora rejeitar a proposta, pode levar menos de quatro minutos, assegura Claudio Afif Domingos, vice-presidente da Indiana. Se preferir, ele pode gravar a apólice em um CD-card, enviá-la por e-mail ao segurado, explica.

Para o diretor de desenvolvimento de sistemas e processos do Itaú, Osmar Marchini, alguns dos ganhos obtidos com o uso da internet são intangíveis. Mais de 97% da produção dos corretores é transmitida via web. Para os cálculos efetuados diretamente no portal, a apólice pode até ser emitida no mesmo dia, cita. Esse processo automatizado dá ao corretor informações atualizadas sobre as propostas, com mensagens que alertam para eventual necessidade da intervenção devido à falta de documentos, por exemplo. Na média, o prazo de emissão de uma apólice de automóvel foi reduzido de 15 dias para dois dias, afirma.

Propostas que eram preenchidas em formulários de papel passaram a ser digitadas diretamente no computador. Já os clientes têm acesso à emissão on-line de aviso de sinistro, escolha de oficina, além do acesso à ouvidoria, o que reduziu o número de telefonemas, reforça Nabuco. (segue)

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