Second Life Brasil disponibiliza pacotes publicitários

19/04/2007

A partir da próxima semana, quando o Second Life Brasil estará oficialmente no ar, as empresas terão mais um canal para desenvolver suas ações de marketing. O iG e a Kaizen Games desenharam pacotes que já estão disponíveis para o mercado e possibilitam que as empresas façam promoções, ofereçam amostras de produtos aos usuários, simulem situações de uso, realizem pesquisas e eventos ou simplesmente marquem presença no universo da segunda vida com um espaço institucional.  

O período de contrato é de um ano e os valores variam de R$ 30 mil a R$ 100 mil por mês durante os primeiros seis meses. O iG ainda oferece a oportunidade de customização dos projetos. “A versão brasileira do Second Life chega ao mercado também como uma nova oportunidade de negócios. As ações dependerão da imaginação dos departamentos de marketing e das agências.”, destaca Marcelo Lobianco, diretor de Publicidade do iG. 

O iG e a Kaizen Games lançam inicialmente no mercado opções de mídia avulsa como, por exemplo,  espaços para anunciar em pontos isolados como os guarda-sóis da praia de Copacabana, e cinco pacotes comerciais. Neste último caso, estão contemplados patrocínios de tutoriais – áreas onde os novos avatares (personagens) aprendem a viver na comunidade – e espaços para ações institucionais e de relacionamento.  

A publicidade no Second Life acontece por meio de ações “in-world”, como comerciais em vídeo, outdoors, relógios de rua e tutoriais, e também pelas ferramentas tradicionais, como banner rotativo no web site do SL e selo fixo no Guia Oficial do metaverso. Há ainda a opção de reunir os dois formatos no blog de informações da comunidade. 

As ações “in-world” variam de uma proposta para outra. Nos pacotes de patrocínio para Bancos são utilizados caixas eletrônicos (ATMs) personalizados. Já para Construtora Oficial do Second Life, além da publicidade com outdoors, relógios e painéis, está previsto um lançamento imobiliário a cada dois meses e espaço institucional. A opção Operadora de Telefonia Oficial inclui ações móveis –  realizações de eventos, conteúdos exibidos em tempo real, áreas exclusivas para clientes e integração com promoções para a vida real – e espaço institucional.  

A proposta para Cartão Oficial, destinado às operadoras de cartão de crédito, tem como grande diferencial o formato de pagamento “in-world”, inédito na versão mundial. Já o pacote de Interatividade permitirá às empresas de diversos segmentos desenvolver campanhas especiais como festas, palestras e workshops.  

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.