Redes sociais: ferramenta de marketing, comunicação, relacionamento e vendas

 

15/05/2012

Percebe-se que as empresas não costumam manter um relacionamento pós- venda por meio das redes sociais. Apenas 4% utilizam a ferramenta com a intenção de manter relação depois da venda concluída. Nota-se que nos negócios B2C há pouca preocupação em atender da melhor forma os clientes através destas redes. Apenas 8% utilizam a ferramenta como Serviço de Atendimento ao Cliente.

De acordo com a eMarketer, empresa de pesquisas de marketing, o número de usuários de redes sociais no Brasil deverá chegar a 75,7 milhões em 2012. Investir em redes sociais é um caminho importante para conquistar novos clientes, gerar mais receitas e obter melhores resultados. Mas muito mais do que isso, as redes sociais se tornaram um importante canal de comunicação e relacionamento pré e pós-venda, das companhias com seu público.

Algumas organizações ainda têm receio de entrar nas redes sociais. Porém, mesmo que uma empresa ainda não tenha seu espaço nessas redes, é importante compreender que elas já estão inseridas nesse contexto quando alguém fala sobre elas. O consumidor pode propagar em suas redes qualquer que seja sua insatisfação. Com isso, vemos a importância das empresas manterem uma presença forte e monitoramento constante de tudo que é comentado nas principais mídias sociais, como Facebook, Twitter, Orkut, YouTube e Google+.

Não basta criar uma página ou perfil empresarial em cada uma das principais mídias sociais, e deixá-lo a cargo de um parente ou funcionário sem a qualificação necessária. É por isso que algumas empresas maiores vem contratando profissionais para trabalharem internamente dando a devida atenção aos clientes através das redes sociais. Mas para aquelas empresas que ainda não tem alguém que possa se dedicar exclusivamente a essa atividade, o ideal é deixá-la por conta de uma agência especializada.

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