Quadrilhas ampliam suas técnicas de crime on-line


08/10/2003

Representantes do crime organizado reforçaram sua presença na internet, operando esquemas de extorsão, sites de pornografia infantil e trapaças financeiras elaboradas, segundo o líder das operações policiais de combate ao cibercrime no Reino Unido. E o alvo mais vulnerável é o usuário individual da web, disse Len Hynds, superintendente da Nhtcu (National Hi-Tech Crime Unit).

“O crime organizado está se concentrando no elo mais fraco da cadeia, que são as pessoas. São as mãos no teclado em cada ponta da transação que representam o elo fraco real,” disse ele.

Os sindicatos do crime, afirmou, estão sediados em todos os pontos do mundo. Investigações conduziram a Nhtcu repetidamente a países da Europa Oriental como a Ucrânia, Rússia e Letônia.

Os grupos aperfeiçoaram suas capacidades de agir na internet, à medida que aumenta o volume de negócios conduzidos on-line.

“O crime organizado, em todas as suas facetas, é extremamente flexível. Percebe as novas oportunidades e as chances lucrativas,” afirmou Hynds.

da Reuters, em Londres (Reino Unido)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.