Fatores que influenciam o crescimento do e-commerce no Brasil

Vendas do comércio eletrônico vem aumentando no país devido à inserção das classes C e D no meio digital e a maior segurança das lojas virtuais.

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A Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), apresentou recentemente um estudo completo sobre o comércio do país, executado em parceria com a FGV. O relatório Mapa Estratégico do Comércio apresenta um diagnóstico minucioso sobre o desempenho do comércio nos últimos 10 anos e aponta as diretrizes e ações para o seu aperfeiçoamento no período 2014 – 2020.

Um dos principais destaques do estudo diz que o comércio eletrônico experimentou crescimento vertiginoso nos últimos quatro anos, quando saltou de R$ 8,2 bilhões em receitas, no exercício de 2008, para nada menos que R$ 28 bilhões, no ano passado.

Na avaliação do relatório, este crescimento expressivo é apenas um indício do forte potencial do comércio online para os próximos anos, à medida que novas parcelas da população tenham acesso à internet e que o próprio setor de varejo passe a investir mais no meio online para aumentar as vendas.

Apenas no período que antecede o dia das crianças (28/09 a 11/10), as vendas online e cresceram 29% este ano na comparação com os mesmos dias de 2012, de acordo com a E-bit, quando as lojas online do Brasil faturaram ao todo R$ 1,1 bilhão.

O Mapa Estratégico assinala também que embora a penetração da internet no País tenha crescido em 115% na comparação com 2003, o índice das pessoas com acesso ainda representa apenas 56% da população.

“A “inclusão eletrônica” das classes C e D que já vem ocorrendo nos últimos anos e uma considerável melhora na segurança da internet faz com que o mercado eletrônico encontre-se em constante crescimento. Com isto, podemos esperar uma participação ainda maior das vendas online nas receitas totais do comércio nos próximos anos.”, comenta Ricardo Prates Morais, diretor da agência de marketing digital emarket, de Florianópolis.

Um dos principais fatores que vão influenciar no sucesso do comércio online é a segurança de dados. Por isso os proprietários de lojas virtuais devem utilizar sempre tecnologias de segurança tanto em seus computadores como em relação aos dados dos consumidores que trafegam pela rede.

Outro fator determinante para o sucesso de uma loja virtual é a publicidade para atrair clientes e aumentar as vendas.

Mas será que anunciar na internet basta para aumentar as vendas no e-commerce?

Certamente investir em uma campanha de publicidade na internet é a mola propulsora para gerar retorno em vendas. Mas muito mais do que aparecer na 1ª página do Google, teruma boa presença nas mídias sociais ou fazer campanhas de e-mail marketing para atrair e fidelizar novos consumidores.

Além do marketing digital, oferecer bons produtos, facilidades para localização dos produtos na loja, atendimento prestativo e rápido e uma boa estratégia de logística, são outros fatores que vão influenciar muito na evolução da loja virtual como um todo.

 
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