Próximo Xbox terá chip ATI
18/08/2003
A dúvida acabou. A fabricante de chips gráficos ATI anunciou na semana passada que desenvolverá o processador do próximo videogame Xbox, da Microsoft. Com a decisão, a empresa de Bill Gates abandona a parceria com a concorrente Nvidia, que resultou na primeira geração do console e até na pesquisa para a família de chipsets NForce para PCs.
A briga entre as empresas que fabricam chips de vídeo é ferrenha e só perde para o confronto entre a Intel e AMD, que desenvolvem processadores centrais de PCs.
– Nós selecionamos a ATI por sua visão técnica se encaixar perfeitamente nos avanços do Xbox Next – disse Robbie Bach, vice-presidente da divisão de Entretenimento Doméstico da Microsoft.
A Nvidia já havia declarado não ter conseguido chegar a um acordo sobre o desenvolvimento do console. Analistas consideram que a empresa não concordou com a postura agressiva de queda de preços do Xbox praticada pela Microsoft, negando diminuir a margem de lucro na venda dos chips para a empresa de Redmond.
A ATI desenvolveu o processador gráfico do GameCube, console da Nintendo e que, com Microsoft e Sony, disputam o mercado dos videogames. A empresa japonesa anunciou, na semana passada, que interrompeu temporariamente a fabricação dos consoles para nivelar seu estoque.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!