Problemas de segurança da web ameaçam outros tipos de redes


16/02/2005

Os problemas diários que afetam computadores, como vírus e spams ameaçam estender-se a um amplo número de equipamentos de rede, como telefones e sistemas automatizados de automóveis, mostra um estudo da IBM.

O relatório, desenvolvido pelo Serviço de Informação em Segurança da IBM, uma divisão da maior fabricante mundial de computadores, traça um panorama de perigos cada vez maiores, ainda que controláveis. O estudo reúne informações de grandes clientes corporativos, estatísticas de segurança do governo e observações de 2 mil consultores da IBM.

“É preciso estar atento aos vírus que poderiam expandir-se aos telefones celulares, a redes e a computadores usados para controlar funções básicas de automóveis”, diz a publicação, intitulada “Relatório das tendências sobre ameaças e ataques a segurança”.

“As ameaças estão mais sofisticadas, mas empresas e consumidores estão ficando mais atentos”, disse em uma entrevista Stuart McIrvine, diretor de estratégia de segurança da IBM, em nota do Globo Online.

O estudo se concentrou em 500 mil equipamentos eletrônicos e relata que o número de vírus aumentou em 28.327 casos no ano passado, elevando o número de pragas da informática para 112.438.

A ameaça que mais cresceu no ano passado foi a dos e-mails não solicitados que pedem informações aos usuários de correio eletrônico. Este tipo de e-mail teve aumento de 5.000%, diz a IBM.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.